Lançamento da Campanha Setembro Amarelo em Bauru. Fonte: CVV Bauru/Reprodução

Thaís Ferreira/Círculo

O Centro de Valorização à Vida oferece atendimento por telefone, email, chat ou voip. Todas as pessoas que querem e precisam conversar podem entrar em contato com os voluntários gratuitamente, sob total sigilo.

 

Treinamento para ser um Voluntário

O treinamento para ser um voluntário da CVV é aberto para quem tem mais de 18 anos de idade e pelo menos quatro horas disponíveis por semana para o atendimento, além de vontade de ajudar as  pessoas. O curso para ser  um plantonista do Programa de Apoio Emocional do CVV é gratuito e acontece nas sedes. A inscrição pode ser feita pelo site da CVV na aba Voluntários.

É possível também ajudar como um voluntário-especialista, auxiliando com os conhecimentos e recursos próprios, seja  na divulgação, captação de recursos ou tecnologias. Caso haja interesse, é só entrar em contato pelo e-mail: comunicacao@cvv.org.br

Em entrevista por e-mail ao Círculo,  Sandra Maria Góes de Moraes, 55 anos, coordenadora da sede do CVV Bauru, faz um relato de quem trabalha e chama atenção para a importância da conscientização para evitar o suicídio.

Círculo: Há quanto tempo trabalha para o CVV?

Sandra Maria Góes de Moraes: Estou no CVV há 7 anos como voluntária.

Reprodução CVV Bauru/Facebook

 
Círculo: Como é trabalhar no CVV?

Sandra Maria Góes de Moraes: Para mim é muito gratificante. Por mais que a gente esteja aqui para ajudar as pessoas que nos buscam, esse trabalho me proporciona um aprendizado imenso. Lidar com a dor do outro nos torna mais sensíveis, mais humanos.

 
Círculo: Qual a importância do Setembro Amarelo para a prevenção do suicídio?

Sandra Maria Góes de Moraes: O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção ao suicídio, que tem se mostrado uma epidemia silenciosa. É necessário trazer esse assunto à tona, colocar em evidência para que se possa realmente prevenir. Precisamos perder o medo de falar sobre suicídio, precisamos aprender o que sente uma pessoa que está pensando em tirar a própria vida, quanto mais compreendemos mais temos chance de prevenir.

Como os amigos e familiares podem perceber atitudes suicidas?

Sandra Maria Góes de Moraes: A pessoa que está pensando em se matar, geralmente dá sinais de que vai fazer isso. 8 em cada 10 avisaram que fariam. É preciso prestar atenção no comportamento, se a pessoa está muito isolada ou muito agressiva, toda mudança de comportamento é preocupante, sinaliza que alguma coisa não está bem. Uma tristeza profunda, desânimo, perda de apetite, autoestima rebaixada, postagens de conteúdo negativo, dizer que não está aguentando mais, que qualquer dia faz uma besteira…enfim, são vários os sinais.

O que precisa ser feito é ao reconhecer esses sinais se aproximar da pessoa e perguntar o que está acontecendo com ela, ouvir atentamente, reprimir o desejo de dizer que isso vai passar, perguntar se você pode ajudar de alguma forma, se ela está pensando em suicídio…perguntar não induz a pessoa ao suicídio, pelo contrário, vai fazê-la perceber que você se importa com ela e que ela pode contar com você.

SERVIÇO:

Os telefones do CVV funcionam todos os dias das 7 às 11 horas e das 15 às 23 horas: (14) 3222-4111 em Bauru, e 141 em todo o Brasil. O suporte por bate-papo acontece no site cvv.org.br e por e-mail no atendimento@cvv.org.br, disponíveis 24 horas por dia, todos os dias.Para mais informações sobre o atendimento, entre em contato pelo telefone: 188.

Fonte: cvv.org.br

Confira também:

90% dos casos de suicídio poderiam ser evitados, segundo OMS

 

 

Conheça as celebridades que cometeram suicídio

 

 

O suicídio no jogo letal e na ficção