Lucas Mariano e Douglas Nunes deram início a um confronto emocionante. (Foto: Arthur Marega Filho/São José Basketball)

Texto: Caio Gasparetto/Círculo

A noite desta quinta-feira (30) foi marcada pelo segundo duelo entre o Sendi/Bauru Basket e São José, desta vez pelo returno do Campeonato Paulista de 2018. Em partida realizada no Vale do Paraíba, as equipes terminaram empatadas em 68×68 no tempo regulamentar, e foram necessários cinco minutos extras para definir o vencedor da ocasião. Ao soar da sirene final, o placar apontava 84×79 para a equipe bauruense, que chegou a 9 vitórias em 11 jogos disputados, e segue na liderança da elite do basquete paulista. 

Assim como foi no confronto do primeiro turno, em Bauru, o Dragão teve um primeiro quarto avassalador. Com 23 pontos anotados nos primeiros seis minutos de jogo, o time fechou a primeira parcial liderando por 29×14, esfriando qualquer tentativa de bom início por parte dos mandantes. A partida de recuperação de São José se iniciou a partir do segundo quarto, contando com uma ótima atuação do ala Guilherme Schneider, que veio muito bem do banco de reservas e totalizou 16 pontos no jogo. A defesa de Bauru foi forte durante o período, mas o que prevaleceu no ataque foi um aproveitamento ruim, resultando em uma vitória parcial baixa dos joseenses no segundo período: 17 a 11. No intervalo, Bauru foi para os vestiários liderando por 40 a 31.

Jefferson William (22 pontos) foi fundamental para o triunfo bauruense. (Foto: Arthur Marega Filho/São José Basketball)

O terceiro quarto seguiu a mesma tônica: São José se recuperava aos poucos, enquanto Bauru imprimia forte defesa, mas não conseguia capitalizar no outro lado da quadra. No final do período, o placar apontava uma liderança menor ainda para a equipe bauruense. A vantagem, que no primeiro tempo chegou a ser de 17 pontos, havia caído para apenas 5, e o São José estava mais vivo do que nunca no confronto. 

Faltando cinco minutos para o final do tempo regulamentar, o ala Douglas Nunes, que já atuou por Bauru, converteu uma bola de dois pontos que colocou os joseenses à frente do placar pela primeira vez na partida. Apesar da empolgação da torcida local e o momento de São José na partida, os veteranos de Bauru chamaram a responsabilidade e colocaram a bola embaixo do braço. Assim como foi no decorrer do confronto, Lucas Mariano, Larry Taylor e Jefferson William fizeram com que Bauru conseguisse forçar uma prorrogação no Ginásio Lineu de Moura. Ao final dos 40 minutos, o placar apontava 68 a 68.

As equipes trocaram cestas no tempo extra até o minuto final de jogo, onde, após erros seguidos dos mantes, o Sendi/Bauru conseguiu colocar a diferença em duas posses de bola, novamente com contribuições de Lucas Mariano e Larry Taylor. São José não conseguiu responder, e coube ao ala Gustavo Basílio converter os lances livres que garantiram a vitória bauruense, no limite de um jogo bastante equilibrado. 

Os principais destaques de Bauru na partida foram o pivô Lucas Mariano, cestinha da noite, com 23 pontos e 12 rebotes, o ala-pivô Jefferson William, que anotou 22 pontos, e o armador Larry Taylor, que totalizou 11 pontos, 9 rebotes e 8 assistências.

PRÓXIMO CONFRONTO 

Buscando a manutenção da liderança, o Sendi/Bauru seguiu imediatamente para Mogi das Cruzes, onde enfrentará a equipe da cidade neste sábado (01/09), às 19h, no Ginásio Hugo Ramos. A equipe de Mogi atualmente ocupa a terceira colocação no campeonato, com 8 vitórias e 3 derrotas.