Os comandados de Demétrius conheceram a primeira derrota no Panela da temporada. (Foto Victor Lira/Bauru Basket)

Texto: Caio Gasparetto/Círculo

O Sendi/Bauru Basket voltou às quadras na noite desta quarta-feira, no Ginásio Panela de Pressão, buscando se recuperar da última derrota sofrida diante do Pinheiros, na capital paulista. No entanto, o que se viu foi uma superioridade da equipe do Corinthians, assim como foi no primeiro turno da competição. Os mandantes gostaram da partida, e terminaram vencendo por 77×70. Mesmo com a derrota, a equipe de Bauru garantiu sua classificação direta para as semifinais do Paulista, visto que o Paulistano venceu o dérbi da capital, garantindo matematicamente a vaga dos bauruenses no G2, os dois líderes da tabela. 

O confronto válido pela décima sexta rodada prometia bastante mesmo antes da bola subir. Alguns fatores deram uma emoção a mais à partida, tais como a estréia do armador Fúlvio pela equipe bauruense e o retorno de Ricardo Fischer à Panela, depois de uma saída controversa e amarga para o torcedor de Bauru. O jogo também marcou a primeira vez em que o Corinthians veio jogar na Cidade Sem Limites após a reestruturação do basquete no clube, e muito se perguntava sobre a presença e o apoio da torcida junto ao time. O que se viu foi uma junção das torcidas organizadas da região, que empurraram e cantaram pelo time durante os 40 minutos de jogo, como se fosse a equipe de futebol em campo na Arena Corinthians. Mesmo em menor número, os torcedores alvinegros fizeram muito mais barulho no ginásio. 

Dentro de quadra, o Sendi/Bauru deu indícios de que seria uma ótima noite para os mandantes, abrindo um sonoro 14×0 nos primeiros três minutos de jogo. Início surpreendente, mas o ritmo não foi mantido para o restante da partida. Kyle Fuller, cestinha da equipe corinthiana no campeonato e na partida de ontem, tratou de colocar os visitantes no placar com um arremesso do perímetro, e abriu a porteira para sua ótima atuação. O americano naturalizado peruano anotou 19 pontos na noite.

Fischer e Larry, que foram companheiros de time em Bauru, travaram o duelo da armação. (Foto: Victor Lira/Bauru Basket)

O volume de jogo do Corinthians foi concentrado em três nomes: Kyle Fuller e Ricardo Fischer, ambos já mencionados anteriormente, e o ala-pivô Guilherme Giovannoni, que por sua vez somou 17 pontos em 13 rebotes. Os três foram responsáveis por 51 dos 77 pontos que os visitantes marcaram no confronto. Com uma defesa forte e uma ótima partida de recuperação após sair em grande desvantagem, a equipe da capital tirou Bauru da sua zona de conforto, tornando o ataque bauruense previsível e lento, sem conseguir criar boas opções de arremesso. 

Pelo time da casa, as ações foram mais uma vez comandadas por Lucas Mariano e Larry Taylor, com 22 e 19 pontos, respectivamente. Apesar dos bons números, o aproveitamento de ambos deixou a desejar, visto a soma de apenas 2 arremessos do perímetro convertidos em 11 tentados. Também não houve uma ajuda vinda do banco de reservas, visto que quatro jogadores tiveram seu tempo normal de quadra, e combinaram para apenas quatro pontos. Gustavo Basílio e Enzo Ruiz também não estavam em uma noite inspirada, e os dois titulares somaram 11 pontos anotados, com 1-6 nos chutes de fora, ou seja, mais um aproveitamento bastante abaixo da média. 

Apesar da derrota, o jogo marcou a estreia do armador Fúlvio pela equipe bauruense. Em uma atuação discreta e visivelmente sem ritmo de jogo, o veterano não conseguiu impactar a partida da maneira que o fã de basquete brasileiro já viu diversas vezes. Após ficar 13 minutos em quadra, o Mágico tratou de dar uma injeção de moral para o próximo jogo da equipe, um confronto direto contra o Paulistano, que decidirá a primeira vaga: “Não há nada melhor que isso. Pra nós, que somos competitivos, teremos um jogo em casa e ao lado da nossa torcida. Vir de uma derrota é uma gasolina a mais para o time entrar forte e tentar a vitória no próximo jogo.” 

DEFINIÇÕES FINAIS 

Mesmo já classificado, o Bauru entra em quadra na próxima sexta-feira (21/09), em um duelo que decidirá a primeira colocação do Campeonato. A partida será novamente disputada no Ginásio Panela de Pressão, às 19h30. A equipe do Corinthians ainda sonha com a classificação para os playoffs, e pra isso depende de uma derrota por parte de São José, pra que entre em quadra, também na sexta-feira, dependendo de uma vitória para avançar à fase final.