Ferrugem (2018) foi o vencedor de Melhor Filme no Festival de Gramado. Foto: Reprodução / Divulgação

 

Karolayne Cotafava / Círculo

Ferrugem é um filme nacional do diretor Aly Muritiba (ex-professor de história e ex-agente penitenciário). Dividido em duas partes, o longa traz uma mistura dos dois mundos com os quais o diretor trabalhou no passado. O filme conta a história de Tati (Tiffanny Dopke), aluna do ensino médio e que como toda adolescente atualmente, vive na linha entre real e virtual. Quando Tati perde seu celular em uma excursão da escola, um vídeo íntimo seu é espalhado no grupo de WhatsApp de sua classe, dando inicio a uma série de consequências do acontecido.

Tati (Tiffanny Dopke). Foto: Reprodução / Divulgação

O filme traz às telonas temas como cyberbullying, misoginia e a crise da comunicação, de forma realista e brutal, mostrando o descaso e falta de diálogo entre pais, filhos e escola, os efeitos de uma masculinidade tóxica e explícita na segunda parte do longa, que foca em Renet (Giovanni de Lorenzi), interesse amoroso de Tati.

O filme ganhou o Prêmio de Melhor Filme no Festival de Cinema de Gramado, passou por mais de 15 festivais, incluindo Sundance, tem sido elogiado pela crítica nacional e internacional, e está sendo considerado para indicação ao Oscar de filme estrangeiro. Lançado dia 30/08/2018 é uma ótima opção para o cinema do final de semana.

Confira o trailer: