Classificação bauruense garantida em terras colombianas. (Foto: Divulgação/FIBA Americas)

Caio Gasparetto/Círculo

A equipe do Bauru/Basket viajou para a Colômbia no início da semana com um único objetivo em mente: se classificar para a fase semifinal da Liga Sul-Americana de Basquete. Com duas vitórias conquistadas em três jogos, o elenco volta para o Brasil com a classificação na bagagem, além de uma pequena sensação de alívio, visto que o time vivia até então seu pior momento na temporada.

Bauru estreou na competição na última terça-feira (16), com uma derrota contra os argentinos do Quimsa, por 86×80. No momento, os bauruenses haviam conquistado apenas uma vitória nos último oito jogos disputados, gerando um clima de preocupação para todo o grupo. No primeiro jogo, o pivô Lucas Mariano teve uma ótima atuação, com 31 pontos e 12 rebotes, mas não foi suficiente, visto que o segundo maior cestinha de Bauru, Jefferson William, contribuiu com apenas 10. Ao contrário de Bauru, a equipe do Quimsa conseguiu distribuir melhor seu volume de jogo, e contou com cinco atletas passando dos 10 pontos, com destaque para o armador Nicolas de Los Santos, que conseguiu um duplo duplo: 14 pontos e 11 assistências.

Jefferson William foi o destaque na noite da classificação, com 24 pontos e 27 de eficiência. (Foto: Divulgação/FIBA Americas)

Para que a classificação viesse, era necessário uma vitória imediata no dia seguinte, em um confronto direto contra a equipe do Minas Tênijjs Clube. Os adversários brasileiros também haviam estreado no dia anterior, só que com vitória contra a equipe do Fastbreak Del Vale. No entanto, na segunda partida, a equipe bauruense conseguiu administrar o desenvolvimento do jogo, passando boa parte dos 40 minutos na liderança. O time venceu a batalha nos rebotes, com destaque para 15 ofensivos, que geraram pontos em segunda chance para Bauru. Na ocasião, o que se viu foi um jogo mais coletivo, com a pontuação mais distribuída. Como resultado, quatro titulares contribuíram de maneira sólida, sendo eles Larry Taylor, Enzo Ruiz, Jefferson William e Lucas Mariano. Após o triunfo contra o Minas, Bauru passou a controlar seu destino, e precisava de mais uma vitória contra a equipe do Fastbreak Del Valle para garantir a classificação.

No último jogo, disputado nesta quinta-feira, Bauru encontrou mais facilidade contra os anfitriões. O time terminou com um ótimo aproveitamento de 54% nos arremessos de quadra, e ótimos 63% nas tentativas para dois pontos. Expondo as fragilidade do adversário, a equipe bauruense assumiu o controle da partida logo no início e não voltou a olhar pra trás, liderando de ponta a ponta. A vitória por 82 a 66 garantiu a classificação para a fase semifinal, que será disputada em meados de novembro. No duelo contra a equipe colombiana, o principal destaque foi Jefferson William, com 24 pontos e 8 rebotes.

ASPAS

O cestinha do último jogo, Jefferson, comentou sobre a importante classificação em um grupo equilibrado: “Sabíamos que podíamos dar mais dentro de quadra e isso aconteceu hoje. Jogamos sabendo da responsabilidade de nos classificarmos e conseguimos o objetivo. Nosso grupo era o mais difícil do torneio, os jogos foram equilibrados e estamos felizes por avançarmos. Jogamos bem na defesa e rodamos a bola no ataque. Agora é continuar evoluindo e focar no NBB.”

PRÓXIMO COMPROMISSO

Após cumprir a missão em território internacional, o Bauru Basket volta a atuar pelo NBB, na próxima terça-feira, contra a equipe do Vasco. O segundo jogo do campeonato nacional será disputado no Ginásio Panela de Pressão, às 19h. A partida terá transmissão da ESPN.