Elenco de Okja (2017). Foto: Reprodução / Divulgação

 

Karolayne Cotafava / Círculo

Okja é um filme Original Netflix que é dirigido por Bong Joon-Ho (Expresso do Amanhã), e co-escrito por Joon-Ho e Jon RonsonNo longa há um mundo em que a indústria de alimentos não está conseguindo acompanhar o crescimento da população. Desse modo, uma empresa pecuária que encontra uma espécie de super Porco lança um concurso em que são distribuídos um desses animais para 26 fazendas pelo mundo, e depois de 10 anos o maior dos 26 super porcos seria o vencedor do concurso.

Okja, uma das porcas, é levada para um fazenda na Coreia do Sul, onde é criada nas montanhas por Mija (Seo-hyun Ahn), uma garotinha que cria grande afeição por ela. Quando o concurso chega ao fim, Okja é a vencedora e deve ser levada de volta para Nova York. Mija começa então uma longa jornada com objetivo de salvar Okja e levá-la de volta pra casa.

Okja (2017) Foto: Reprodução / Divulgação

No desenrolar do filme são tratados assuntos como amizade, maus tratos aos animais, ganância das empresas multinacionais, as essências do capitalismo, e ativismo de proteção aos animais, esse demonstrado por uma versão extravagante do que seria o ALF (Animal Liberation Front), liderado no longa pelo personagem de Paul Dano.

Por fim, Okja é um longa emocionante e de muitas formas chocante, com atuações maravilhosas de Seo-hyun Ahn, Tilda Swinton e Jake Gyllenhaal. A fotografia e roteiro são muito bem feitos, e o filme é considerado, por muitos, o melhor filme Original Netflix.

Assista ao trailer: