Equipe bauruense saiu atrás no placar e não conseguiu se recuperar ao final dos quarenta minutos. (Foto: Daniel Vorley/ECP)

Texto: Caio Gasparetto/Círculo

A equipe do Sendi/Bauru Basket foi superada pelo Pinheiros, na abertura do NBB 11 no último sábado (13), por 92 a 81. Jogando na capital paulista, os visitantes imprimiram superioridade desde o primeiro minuto, e conquistaram uma vitória moralizadora para iniciar a competição com o pé direito. Somando o término do Campeonato Paulista e o começo do nacional, a equipe bauruense conquistou apenas uma vitória nos últimos sete jogos disputados.

A partida marcou um início arrasador imposto pelo Pinheiros, que fechou a parcial do primeiro quarto já com 15 pontos de vantagem, vencendo por 27 a 12 nos primeiros dez minutos de jogo. Com ótimo aproveitamento nas bolas do perímetro, os mandantes não deram chance pra que Bauru se estabelecesse no início de jogo. 

A partir daí, os bauruenses buscaram uma partida de recuperação, mas esbarraram na resiliência do Pinheiros, que em diversos momentos foi cirúrgico para frear o ímpeto dos visitantes. O clube da capital contou uma ótima atuação da dupla de armadores americanos, Kenny Dawkins e Corderro Bennett, que totalizaram 38 pontos. Além dos gringos, mais três atletas pinheirenses atingiram os dígitos duplos na pontuação, são eles: Renato Carbonari (17), Isaac (16) e Betinho (14). Os números dão uma prévia do grande volume que o Pinheiros terá ao longo da temporada 2018-19, apresentando um ataque poderoso e com várias opções confiáveis para pontuar.

Lucas Mariano teve ótima atuação e foi o cestinha da partida, com 28 pontos. (Foto: Victor Lira/Bauru Basket)

Quem brilhou pelo lado de Bauru foi Lucas Mariano, cestinha da partida, responsável por anotar 28 pontos na partida de estréia. O pivô fez estrago nas tentativas próximas à cesta, totalizando 8/12 nas tentativas de dois pontos. Além dele, o argentino Enzo Ruiz foi mais uma vez consistente e acrescentou 16 pontos. Para fechar os destaques bauruenses, Larry Taylor finalizou a partida com 12 pontos e 7 rebotes, e Gustavo Basílio preencheu a linha de estatísticas, com 12 pontos, 5 assistências, 3 rebotes e 3 roubadas de bola.

Bauru sentiu falta de seu ala-pivô titular, Jefferson William, que desfalcou a equipe por conta de uma suspensão imposta pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Resultado de uma confusão na qual o atleta estava envolvido na última temporada, quando ainda atuava por Franca, Jefferson também ficará de fora do segundo jogo do NBB, no qual Bauru enfrenta a equipe do Vasco, no dia 23 de outubro.

COMPROMISSOS INTERNACIONAIS 

Seguido à estreia no NBB, o Sendi/Bauru permaneceu em São Paulo, e de lá mesmo embarcou para Cali, na Colômbia,  onde disputará a primeira fase da Liga Sul Americana. Já nesta semana, nos dias 16, 17 e 18, a equipe terá uma maratona de jogos contra o Quimsa, da Argentina, o Minas Tênis Clube, do Brasil e o Fast Break del Valle, da Colômbia. O próximo confronto no NBB está marcado para o dia 23 de outubro, contra o Vasco, no Ginásio Panela de Pressão, em Bauru.