Com Jefferson inspirado, Bauru alcançou a segunda vitória no campeonato nacional. (Foto: Felipe Mendez/Universo-Brasília)

Caio Gasparetto/Círculo

Sendi/Bauru e Universo/Brasília se enfrentaram na noite desta quarta-feira, em confronto válido pela terceira semana do Novo Basquete Brasil (NBB). Atuando em casa, a equipe da capital federal buscava sua primeira vitória na competição, enquanto o time do interior paulista precisava de uma recuperação após um início de campeonato abaixo do esperado. Somente após cinquenta minutos de basquete, foi possível decretar a vitória heroica de Bauru, por 113 a 105, ao final da segunda prorrogação.

Mesmo com os desfalques de Larry Taylor e Fúlvio, os comandados de Demétrius Ferracciú executaram um forte jogo coletivo, com seis jogadores passando dos 10 pontos. O equilíbrio prevaleceu ao longo de todo o confronto, e nenhum dos times conseguiu estabelecer uma vantagem confortável no marcador. No período decisivo, os mandantes fizeram ótima recuperação, liderados pelo americano Zach Graham (33 pontos), e buscaram o empate nos instantes finais.

Os primeiros cinco minutos do tempo extra também não foram suficientes pra decidir a equipe vitoriosa da noite. Novamente os times terminaram empatados, desta vez em 11 a 11, forçando mais uma prorrogação com o placar apontando 100 a 100. Foi só aí que Bauru conseguiu abrir uma vantagem, pequena, mas fundamental pra deixar a capital com uma vitória na bagagem.

Jefferson William, o principal nome da noite, teve sua melhor atuação da carreira diante do Brasília. Com 47 minutos de quadra, foram 37 pontos, 11 rebotes e 8 assistências. Descansando em apenas 3 minutos, o ala-pivô conquistou seu record pessoal de pontos e assistências em um único jogo. Mesmo sendo o destaque individual, Jefferson valorizou o trabalho em equipe para conquistar a vitória. “Estou muito feliz. O que marcou esse jogo foi a superação, principalmente por termos muitos jogadores que estão fora por causa de lesões. Foram duas prorrogações e todos sabem o peso que é jogar em Brasília. Com a ajuda uns dos outros conseguimos superar os obstáculos e, assim, conseguimos dar o nosso máximo”.

Além dele, Bauru contou com boas atuações do armador Cauê Verzola, que somou 17 pontos e 8 rebotes, e do pivô Lucas Mariano, que contribuiu com 16 pontos e 8 rebotes. Gustavo Basílio e Enzo Ruiz também tiveram atuações sólidas e desempenharam papel importante ao longo da partida. O ala-armador Gui Santos, que totalizou 11 pontos com 73% dos arremessos convertidos, deixou a partida no final do terceiro quarto, com dores no joelho direito, e preocupa a comissão técnica.

Confira as travessuras aprontadas por Bauru na noite de Halloween:

https://twitter.com/BauruBasket/status/1058007361305100290

SEQUÊNCIA DO CAMPEONATO

Depois do duelo da noite de ontem, Bauru subiu para a décima primeira colocação do campeonato, com duas vitórias e três derrotas. A equipe de Brasília, por sua vez, continua em busca do primeiro triunfo no NBB, e atualmente ocupa a décima terceira colocação na tabela.

O próximo compromisso bauruense já é nesta sexta-feira (02), contra o Basquete Cearense, em Fortaleza. Assim como Brasília, a equipe do Nordeste também não venceu na competição, e amarga a lanterna, com 5 derrotas em 5 partidas disputadas.