O Aviador (2004). Foto: Reprodução / Divulgação

 

Karolayne Cotafava / Círculo 

Howard Hughes foi um gênio da engenharia aeronáutica, diretor e produtor de cinema americano, um homem excêntrico. O filme ‘O Aviador’ de 2004 relata a história dele, desde os momentos mais brilhantes até os mais sombrios.

Com direção de Martin Scorsese (Taxi Driver) e roteiro de John Logan (007: Operação Skefall), no longa acompanhamos Hughes a partir de seus 18 anos, quando recentemente órfão ele herda uma fortuna dos pais.  Seguimos sua trajetória desde a direção de Hell’s Angels, filme mais caro da história até então, até a compra da TWA (uma das maiores empresas aeronáuticas dos EUA) e sua quebra de recordes de velocidade aéreos.

Leonardo DiCaprio como Howard Hughes. Foto: Reprodução / Divulgação

Além das conquistas e genialidade de Hughes, acompanhamos seus amores e seu sofrimento com a misofobia (medo de germes) e o TOC (transtorno obsessivo compulsivo), doenças que explicitamente o destruiu e o levou a loucura com o passar dos anos.

As brilhantes atuações de Leonardo DiCaprio, que vive seu primeiro personagem maduro, e Cate Blanchett, que entrega aos espectadores a própria Katherine Hepburn, tornam o filme ainda mais cativante.

A fotografia  do longa-metragem, considerada extraordinária pelos críticos, representa perfeitamente o universo da época em que o filme se passa.

Vencedor de 5 Oscars, incluindo o de melhor atriz coadjuvante para Cate Blanchett, ‘O Aviador’ é um dos filmes mais relevantes do cinema moderno e uma ótima opção para quem se interessa por psicologia, aviação ou até mesmo pela vida glamorosa da era de ouro de Hollywood.

Assista ao trailer: