Douglas Kurtz, do Basquete Cearense, dominou o garrafão e foi o destaque da partida. (Foto: Stephan Eilert/Divulgação)

Caio Gasparetto/Círculo

Na noite desta sexta-feira (02), a equipe do Bauru Basket adicionou mais uma derrota para a conta no NBB 11. Diante do Basquete Cearense, em Fortaleza, o Dragão foi superado por 82 a 73, e agora volta a ocupar a décima primeira colocação na tabela, com apenas duas vitórias em seis jogos disputados. A equipe do Nordeste, por sua vez, conquistou sua primeira vitória na competição.

Logo no primeiro quarto, os mandantes fizeram questão de impor seu ritmo de jogo, dominando o período e vencendo a parcial por 21 a 13. A partida começou com um forte duelo no garrafão, entre os pivôs Douglas Kurtz e Lucas Mariano, que comandaram as ações de seus respectivos times. Bauru só foi se estabilizar em quadra no segundo quarto, através dos arremessos certeiros de Enzo Ruiz. O argentino converteu três cestas do perímetro no segundo período, e foi peça chave na recuperação bauruense na partida. No intervalo, apenas quatro pontos separavam os dois times.

O equilíbrio prevaleceu no segundo tempo, e a partida só veio a ser decidida no período final. Kurtz, novamente ele, voltou a dominar o garrafão e liderar o time da casa. A equipe do Basquete Cearense venceu o último quarto por 24 a 17 e garantiu a primeira vitória da temporada. O pivô terminou a noite com 27 pontos e 10 rebotes, com 71% de aproveitamento nos arremessos que tentou. Além dele, a dupla Rashaun e Felipe adicionou 33 pontos para os mandantes. Sendo assim, o trio foi responsável por 60 dos 82 pontos anotados pela equipe do Basquete Cearense na noite.

No momento, Bauru ocupa apenas o décimo primeiro lugar na tabela. (Foto: Stephan Eilert/Divulgação)

Com o elenco limitado por causa das lesões, a pontuação bauruense ficou completamente desbalanceada na partida. O quinteto titular, composto por Cauê (10), Gustavo Basílio (10), Enzo Ruiz (12), Jefferson (18) e Lucas Mariano (18) somou 68 dos 73 pontos anotados pelo time na noite. A única contribuição vinda do banco de reservas foi discreta, feita pelo jovem armador Samuel, que adicionou cinco pontos.

O técnico Demétrius Ferracciú comentou sobre o momento delicado da equipe: “Nós estamos limitados nas trocas e não estamos conseguindo colocar todo mundo para jogar. Isso sobrecarrega os jogadores e nos complica. Na montagem do time, decidimos optar por 12 adultos, mas não sabíamos que íamos ficar sem 05 deles. As lesões são inesperadas, mas temos que nos adaptar ao cenário atual.”

EM BUSCA DA ESTABILIDADE 

Bauru terá uma maratona de jogos ao longo da semana, diante de seu torcedor, no Ginásio Panela de Pressão. A equipe enfrentará o Flamengo, na próxima terça-feira (06), com transmissão da ESPN. Dois dias depois, na quinta-feira (08), o adversário será o Minas Tênis Clube, e, no sábado (10), recebe o São José.