Pôster de Capitão Fantástico (2016). Foto: Reprodução / Divulgação

 

Karolayne Cotafava / Círculo 

Capitão Fantástico é um filme norte-americano, lançado no ano de 2016, escrito e dirigido por Matt Ross. No filme, acompanhamos a história de Ben e sua esposa Claire. Juntos, eles se revoltam contra o sistema capitalista, e decidem criar sua família longe da civilização tóxica do mundo moderno, nas florestas do pacífico norte. Eles ensinam técnicas de sobrevivência na selva para seus filhos, além de uma educação extensa em diversos assuntos como filosofia, política e sociologia.

Contudo, Claire é diagnosticada com transtorno bipolar, e vai para cidade em busca de tratamento. Mais tarde, Ben recebe uma ligação e é informado sobre falecimento de sua esposa. Então ele e seus seis filhos embarcam em uma jornada para defender os desejos da mãe perante a família conservadora dela, expondo-os ao choque cultural do mundo moderno, e a falta de habilidades sociais das crianças.

Cena do filme Capitão Fantástico. Foto: Reprodução / Divulgação

Viggo Mortensen interpreta Ben com extrema competência, o que rendeu-lhe uma indicação ao Oscar de Melhor Ator. As crianças entregam atuações cheias de emoção, e personagens com personalidades críticas e distintas. O filme tem também uma fotografia muito naturalista, com belas paisagens, e paleta de cores viva e saturada.

Além disso, o longa possui ótima trilha sonora com direito a cena musical, traz consigo os gêneros de comédia e drama com um toque de roadmovie e musical, e faz criticas sociais ao capitalismo e ao “The American Way of Life”.

Capitão Fantástico é um filme humano, que mostra uma relação honesta entre pai e filhos, e com certeza vai tocar seu coração. O longa foi exibido no Festival de Cannes 2016, e agora está disponível no iTunes e Amazon Prime.

Assista ao trailer: