Céllia Nascimento em show. Foto: André Valente / Divulgação

 

Amanda Medeiros / Círculo

Para esta semana, o SESC Bauru será palco de eventos que agradam tanto a criançada quanto a terceira idade com atrações esportivas, cinematográficas e literárias. Acompanhe a programação:

 

01 à 29/10 –  Curtas Georges Méliès – Gabinetes de Habilidades e Curiosidades

Exibição de curtas produzidos e dirigidos por Georges Méliès, ilusionista e cineasta francês, criador da técnica de efeito especial denominada stop-motion. O evento é de graça e será realizado das 14h30 às 17h30min na Praça de Convivência do Sesc Bauru.

 

01 à 30/10 – Livros Livres

Acervo de livros ilustrados oferecidos para leituras individuais e compartilhadas. A atividade é de graça, se inicia às 14h e se encerra às 18h e irá ocorrer na Praça de Convivência do Sesc Bauru.

 

05/10 à 19/10* – Entre Tramas: Relações Literárias, das 14 horas às 15h30

Através da literatura e de outras linguagens interdisciplinares, como as artes manuais, é proposto aos participantes a construção coletiva de uma trama de retalhos afetivos, cuja composição leva em consideração os principais elementos e sensações presentes nas histórias a serem lidas. O evento é gratuito e indicado para maiores de 60 anos.

*Exceto dia 12/10

Inscrições: São 15 vagas e as inscrições devem ser feitas na Sala de Uso Múltiplo 2 no SESC Bauru

Local: SESC Bauru

Endereço: Avenida Aureliano Cardia, 6-71 – Vila Cardia

Informações: site do Sesc Bauru.

 

04 à 27/10- Papos Diversos – Já é! Juventude

Espaço dedicado aos jovens para se encontrarem e debaterem assuntos variados, com liberdade e informação. O principal objetivo dos encontros é proporcionar ambiente que favoreça debates democráticos, em que os jovens possam se expressar livremente, ao mesmo tempo em que participam de exibições de filmes, oficinas e atividades variadas. Os instrutores do programa infanto juvenil do Sesc serão os mediadores. De acordo com a programação do site oficial Sesc, das 16h às 18h do dia 18 haverá o Cine Pipoca e nos dias 20 e 27 a Dança Urbana será a atração principal. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas no local da atividade. Há 20 vagas disponíveis.

 

07/10 À 29/10 – Recreação Aquática

Os instrutores de atividades físicas do Sesc irão ministrar aulas recreativas de esportes como basquete, vôlei, polo aquático e biribol, tendo como foco o estímulo a sociabilização e integração entre o público presente. As crianças a partir dos 12 anos devem comparecer com a Credencial Plena e exame dermatológico válido. Já os menores de 10 anos devem estar acompanhados de pais ou responsáveis. O evento é gratuito e vai das 11:30h ao meio dia e das 15:30h às 16h.

Atividades de recreação serão realizadas no parque aquático do SESC Bauru. Foto: Divulgação

Atividades de recreação serão realizadas no parque aquático do SESC Bauru. Foto: Divulgação

07/10 À 29/10 – Hidroginástica Recreativa

Serão apresentadas aulas abertas com exercícios de força, resistência e flexibilidade, com o objetivo de melhorar o condicionamento físico e promover a sociabilização. As crianças partir de 12 anos devem levar a Credencial Plena e exame dermatológico válido. Os menores de 10 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis. O evento é de graça e ocorre das 11h às 11:30 e das 15h às 15:30h.

 

20/10 – A Arte de Brincar

O educador e brincante Rodrigo Libânio Christo convida a todos ao encontro com sua própria criança e a reflexões sobre uma educação pautada na experiência, sensibilidade, alegria e autotransformação. O Sesc oferece um espaço para reflexão, prática e trocas sobre o brincar e a cultura da infância que percorre brincadeiras de roda, cantigas e um mergulho no mundo dos barbantes. O evento será realizado na Sala de Uso Múltiplo 2 e 3 das 19h às 20:30h, existem 25 vagas e as inscrições devem ser feitas na Central de Atendimento. O evento é de graça.

 

20/10 – Quem escolhe o que você come?

O Sesc promove um bate-papo sobre a influência que a mídia exerce nas escolhas alimentares da população, nas dietas de moda e na distorção do conceito de alimentação saudável através da “gourmetização” das 19h às 21h. A apresentadora de TV Bela Gil e a especialista em jornalismo Helena Jacob irão participar do debate. Existem 300 vagas disponíveis e a retirada dos convites, que são disponíveis, deve ser feita com uma hora de antecedência na Central de Atendimento.

 

21/10 – Festival de Xadrez

O evento que inicia-se às 11h e termina às 18h tem o intuito de promover e divulgar a modalidade e é indicado para maiores de 6 anos. 200 vagas foram disponibilizadas e as inscrições que são gratuitas devem ser realizadas na Central de Atendimento.

 

21/10 – Céllia Nascimento convida Tereza Gama – Show “Que Nega Soul”

A cantora e atriz Céllia Nascimento apresenta seu trabalho autoral produzido em um momento de intensa criatividade e maturidade como artista. Ao lado de Tereza Gama e sob influência de ritmos africanos, Céllia traz a potência de sua voz em composições que manifestam o empoderamento da mulher negra. O auditório do Sesc possui 165 lugares e a retirada de ingressos, que podem ser comprados no link, é limitada à 4 convites por pessoa. As crianças menores de 12 anos devem estar acompanhadas dos pais ou responsáveis. É obrigatória a apresentação do documento de identidade. O show começa às 20h.

 

 

21 e 22/10 – Histórias com Barbantes e Outros Brinquedos Cantarolantes

Um encontro para desvendar o mundo das figuras de barbante e de outros brinquedos milenares com Rodrigo Libânio Christo, brincante e desenrolador de histórias. Uma coisa puxa a outra… Das mãos ágeis nascem bichos e lugares. Da boca brotam histórias e cantoria. Uma grande brincadeira que diverte, encanta e faz imaginar crianças de todas as idades.  O evento será realizado na Praça de Convivência do Sesc Bauru às 16h.

 

22/10 – Bola de Meia convida Jônatas Petróleo

A banda Bola de Meia e o convidado especial Jônatas Petróleo apresentam ao público a obra do cantor Noriel Vilela, importante figura para a cultura negra. Noriel Vilela fez carreira como integrante do grupo vocal “Cantores de Ébano”, sucesso nos anos 1950.  O repertório da Bola de Meia inclui, além das originais do compositor, canções de amigos e parceiros de Noriel, entre eles a cantora Geovana, o cantor Branca di Neve, Itamar Assumpção e outros. O evento será realizado às 16h na Área de Convivência e a entrada é de graça.

 

24/10 – Dheepan – O Refúgio

Dheepan, Yalini e a pequena Illayaal assumem identidades falsas para fugir do Sri Lanka, que está em guerra. Eles não se conhecem e, diante da iniciativa, precisam conviver como se fossem uma família verdadeira ao chegar na França. Sem conhecer a língua local, Dheepan consegue emprego como zelador em um condomínio de classe baixa, enquanto Yalini passa a trabalhar como empregada doméstica de um idoso com problemas de saúde. A retirada dos ingressos deve ser feita uma hora antes da sessão que ocorre às 19:30h no auditório do Sesc. A entrada é de graça.

 

24/10 – Memórias Afetivas, Território e Identidade

Bate-papo das 21:30h às 22:30h com Talal Al-Tinawi, refugiado sírio e proprietário do Talal Culinária Síria sobre as experiências pessoais e as relações de pertencimento com um lugar, no contexto dos conflitos geopolíticos atuais e da condição dos refugiados. Reflexões sobre a realidade de quem deixa seu território de origem e busca a adaptação, a integração e a inserção social em um novo local. O ingresso é gratuito.

 

25/10 – Mel Azul

Surgido em 2008 como um grupo de rock instrumental psicodélico, o Mel Azul apresenta sua nova trilogia de singles, “A Saga Contra os Caretóides”, com a mesma essência provocadora. Timbragens inusitadas e texturas eletrônicas marcam as apresentações do grupo com uma atmosfera sonora intensa e imersiva. Viajando pelo rap, o rock, o funk norte­americano e o pop, as composições misturam realidade com fantasia e transportam o ouvinte para um universo ácido e corrosivo. O show será apresentado às 21h na Área de Convivência do Sesc e o ingresso é de graça.

 

 

EXPOSIÇÕES EM ANDAMENTO NO SESC BAURU

Exposição Água Viva (03/01 à 31/12)

Composta por oito aquários nos quais estão submersos diferentes materiais, a exposição mostra o tempo necessário para a degradação de cada um deles e a importância da correta destinação dos resíduos sólidos.

VISITAÇÃO

De 03/01 a 31/12, terças à sextas das 13h às 21h30. Sábados e domingos das 09h30 às 18h30.

INVESTIMENTO

Evento gratuito.

Mais informações: site do Sesc Bauru

 

A Gravura de Lasar Segall (24/08 à 26/11)

Poesia da Linha e do Corte 
A exposição concentra-se na obra gráfica de Lasar Segall, particularmente, nos segmentos da xilogravura e da gravura em metal. Partindo desse recorte, reúne estampas produzidas pelo artista entre 1913 e 1930, criações dos períodos alemão e brasileiro de sua trajetória. O conjunto reflete ao menos duas disposições convergentes em sua poética: de um lado, a opção por representar certos personagens sociais e seus contextos e, de outro, a busca por sínteses formais capazes de potencializar a dimensão humana dessas figuras.

VISITAÇÃO
De 24/8 a 26/11, terças à sextas, das 8h às 12h (somente para grupos agendados) e das 13h às 21h30.
Sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 18h.

VISITAÇÃO DE GRUPOS
Agendamento de grupos através do email: agendamento@bauru.sescsp.org.br

INVESTIMENTO

Evento gratuito.

Mais informações: site do Sesc Bauru