Larissa Bastos, Mariana Miranda e Amanda Medeiros/Círculo

A série britânica Black Mirror, criada em 2011 por Charlie Brooker, retrata distopias de um uso exagerado das tecnologias pelo ser humano, em 4 temporadas de episódios independentes.

Mesmo após sete anos de seu lançamento, a série continua causando polêmica entre os jovens que a assistem. O terceiro episódio da primeira temporada, denominado “Toda a sua história” (em inglês, The Entire History of You), mostra um mundo onde as pessoas possuem chips instalados em seus cérebros, que gravam todas as suas memórias visuais em vídeos para serem assistidos e até compartilhados com outras pessoas a qualquer momento. 

 

Na abertura da temporada seguinte, temos o perturbante “Volto já” (em inglês, Be Right Back), onde assistimos a protagonista perde o marido e, para ajudar a superar o luto, acaba se inscrevendo em um serviço que cria uma versão virtual do falecido, que se comunica com ela através de dados disponíveis em suas mídias sociais.

Trailer:

 

Já em sua penúltima temporada lançada, traz em seu primeiro episódio uma história cheia de tecnologia, porém de muito fácil comparação aos dias atuais. Intitulado “Queda livre” (em inglês, Nosedive), conhecemos um mundo em que a avaliação das pessoas nas redes sociais determina sua posição social, os lugares que frequentará e até o que poderá comer.

 

A quarta e mais recente temporada, apresenta em seu quarto episódio “Hang the DJ”, a história de um sistema que faz uma análise de combinações das personalidades dos participantes e, a partir disso, determina o tempo que os relacionamentos entre essas pessoas durará.

 

 

Hoje em dia estamos cercados pelos mais diferentes tipos de tecnologia. Muitas vezes nem sabemos de onde ela vem, só estamos acostumados a tê-las ali. Entretanto, é importante termos consciência de como elas podem impactar nossas vidas, tanto positiva como negativamente. Black Mirror colabora para termos um olhar mais crítico não apenas para as tecnologias, mas para diversos outros aspectos da convivência em sociedade.

 

Todas as temporadas estão disponíveis na plataforma de streaming Netflix! =)