Evento termina hoje (19/04) com encontro de alunos, professores e egressos que estão no mercado de trabalho

 

Texto: Beatrice Catini, Bianca Paulline, Larissa Siqueira e Giovana Alves/Círculo

Fotos: Larissa Bastos, Mariana Miranda e Joyce Lopes/Círculo

Nesta quinta-feira (18), André Carvalho tratou ‘’O Imaginário, ou Frozen fala de mais do que você pensa’’ no auditório E001 na Universidade Sagrado Coração (USC). De modo descontraído, André tratou sobre o imaginário do ser humano e por meio da semiótica explicou que a animação Frozen (2013), produzido pela Walt Disney, pode nos mostrar bem mais do que imaginamos. ”A realidade e o imaginário não são coisas opostas como nos ensinaram no colegial ou o iluminismo nos ensina. Eles não são uma oposição, pelo contrário, o imaginário nos ensina a compreender e dar sentido na realidade”, comenta.  André ainda completa que o ser humano precisa simbolizar porque não consegue lidar simplesmente com essa realidade.

Ele é mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e bacharel em Comunicação Social com ênfase em Propaganda e Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), já produziu outros trabalhos com a mesma temática e atua principalmente com os temas: semiótica, imaginário, tradução intersemiótica, teorias da comunicação e planejamento de marketing e comunicação, além de ser sócio-editor do site www.obaterista.com.

”A realidade e o imaginário não são coisas opostas como nos ensinaram no colegial ou o iluminismo nos ensina. Eles não são uma oposição, pelo contrário, o imaginário nos ensina a compreender e dar sentido na realidade” – André Carvalho.

Midiativismo: O poder da união de marcas e causas

“O poder da união de marcas e causas” foi a temática escolhida por Thais Braga Fabris no segundo dia do evento. Fotos: Joyce Lopes/Círculo

Thais Braga Fabris, que atua no mercado publicitário há 18 anos e tem 10 anos de experiência como diretora de criação. Viveu na Europa por 4 anos, onde liderou um bureau criativo com operações em Portugal e Turquia. De volta a São Paulo, foi diretora de criação em agências digitais, com foco em marcas voltadas para o público feminino. Em 2015, criou a 65|10, uma consultoria especializada em comunicação com mulheres, com o objetivo de ajudar agências e marcas a reverem o papel da mulher na publicidade. Entre as marcas atendidas pela 65|10 estão Nestlé, Unilever e Itaú. Em 2017, liderou o processo de cocriação que trouxe o primeiro Glass Lion do Brasil, para a campanha Meninas Fortes, de Nescau.

Thais apresentou alguns dados interessantes: apesar de 53% dos usuários da internet serem mulheres, 65% das mulheres não se sentem representadas pela publicidade e somente 10% dos criativos nas agências são mulheres.

Durante o workshop, ela realizou uma atividade de criação com os presentes. Pediu para os participantes escolherem uma marca e indicar o que a marca deveria fazer por ela mesma. “O processo é tão importante quanto o resultado final”, afirma Fabris.

“65% das mulheres não se sentem representadas pela publicidade “, Thais Braga Fabris.

Marketing de conteúdo

“O mundo mudou! As pessoas se informam, se divertem e compram de maneira diferente. As novas gerações não pensam como as anteriores” – Gustavo Cândido

Gustavo da Silva Candido, realizou o workshop  Marketing de Conteúdo. Graduado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Gustavo tem 18 anos de experiência no mercado editorial, em jornal e revista, exercendo desde a função de repórter/redator até a de editor-executivo, liderando e coordenando equipes. Atuou em uma das maiores editoras de revistas do país, além da área editorial, também no mercado de licenciamento de marcas e na coordenação da produção digital.

“O marketing de conteúdo funciona com o marketing tradicional e não em substituição a ele. Ele não é inimigo da publicidade”, afirma.

O workshop é divido em três etapas: primeiramente, Gustavo explica os conceitos do marketing de conteúdo, logo após é feito uma atividade em grupo e por fim, o palestrante separa um momento para perguntas e respostas.

No primeiro momento, Gustavo aborda conceitos sobre Marketing, Conteúdo e Marketing de Conteúdo. O jornalista explica também sobre as novas formas de consumo e a diferença entre a publicidade e o marketing de conteúdo, além de dialogar sobre algumas definições como Inbound Marketing e Branded Content.

“Conteúdo no contexto do marketing de conteúdo trata-se de algo atraente que informa, envolve e diverte, que estimula uma mudança de comportamento”, Gustavo Cândido. Segundo ele, tudo hoje é conteúdo, desde imagens, texto, vídeos, games, palestras, etc. “O marketing não é sobre você, é sobre o que seu cliente quer ou seu público precisa saber”, diz.

Para finalizar, a atividade em grupo ajudou a fixar os conceitos e esclarecer algumas dúvidas.

O streaming como ferramenta de divulgação e interação no esporte

Guilherme Buso é jornalista e tem pós-graduação em marketing, ambos pela Universidade Metodista de São Paulo. Desde 2009, é gerente de comunicação e marketing da Liga Nacional de Basquete, entidade que organiza o Novo Basquete Brasil (NBB), e coordena um dos maiores eventos esportivos do Brasil, o Jogo das Estrelas.

Sobre a experiência com as redes sociais do NBB, eles observam um crescimento significativo, em especial do Instagram, que tem mais de 120 mil seguidores e 10 mil publicações.  Atualmente, a equipe viaja o Brasil todo para a cobertura do evento esportivo, trabalhando com cinco câmeras para captar as melhores jogadas nas transmissões por streaming. 

O jornalista além de ter passagens pela Federação Paulista de Futebol e Puma Brasil, também foi um dos idealizadores do documentário “Bola ao Cesto”, que faz uma retrospectiva detalhada da Seleção Brasileira de Basquete masculina.

 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO ÚLTIMO DIA DO EVENTO

Nesta quinta-feira, o Comunica encerra as atividades reunindo professores, alunos e egressos que atuam no mercado de trabalho, numa grande confraternização em comemoração às duas décadas de curso.

 

19/04/2018 

Encontro: Os egressos e o mercado de trabalho: 20 anos dos cursos de Comunicação Social da USC

Inicio: 19h – Termino: 22h

Local: Hall dos auditórios do Bloco J.