Alunos de todos os cursos da USC se preparam para as primeiras avaliações do 2º semestre do ano letivo

Beatriz Garcia

E começou uma das semanas mais cansativas e estressantes no meio universitário, o período de provas! Cada aluno estuda e se prepara de uma maneira, mas o que todos querem é uma boa nota.
São diversos os fatores que determinam o resultado de uma avaliação. Além da atenção às aulas, para absorver o conteúdo de forma eficaz, o aluno deve reservar um momento de estudos para avaliar se ainda existem dúvidas.

DSC_0065

Manuela Rodrigues, estudante do 3º ano de ano de engenharia de produção, começa a estudar pelas matérias que tem mais dificuldade, para se organizar e tirar dúvidas com os professores nas aulas anteriores à prova. “O que também me ajuda muito é grifar tudo o que vai cair e fazer um resumo da matéria toda”, diz a estudante.
A aluna de engenharia conta que gosta de estudar na biblioteca, por ser um lugar propício devido à proximidade com os livros e à atmosfera calma. “Em casa, sempre acabo me distraindo com a televisão, algum barulho ou alguém chega e acabo não estudando nada”, comenta.
Na maioria das vezes, Manuela estuda com os amigos, pelo auxílio que um pode dar ao outro. Para ela, essa estratégia é mais eficiente. Já Gustavo Mota, aluno do curso de relações internacionais, diz que neste período de provas prefere estudar sozinho.
Gustavo procura fazer grupos de estudos com amigos apenas nas matérias que tem mais dificuldades ou quando o conteúdo exigido é muito extenso ou complexo. Durante a semana de provas é comum que o estudante durma de forma irregular, fique mais cansado e ansioso.
No caso do aluno de arquitetura e urbanismo Denis Perri, o nervosismo e ansiedade tiveram consequências físicas. “Em uma prova de cálculo eu fiquei tão nervoso que me deu uma crise alérgica nas dobras dos braços”, lembra o aluno.
De uma forma ou de outra, com alergia ou não, não há como fugir. As avaliações estão aí e quanto mais estudo e dedicação, melhores serão os resultados.