Sob a denominação de célula, grupo de alunos cristãos se reúne na USC para estudar a Bíblia e conversar

Amabilly Dias

Além das aulas, da extensão e da pesquisa, a vida em uma universidade católica como a USC envolve a realização de encontros cristãos. Este grupo, chamado de “célula”, prevê o estudo da Bíblia, a realização de orações, reflexões e comunhão.
Os encontros são bem dinâmicos e não sectários, pois envolvem estudantes de várias religiões. Em comum, a fé, a crença em Deus e em Jesus Cristo e, sobretudo, no amor ao próximo.
A Célula da USC se reúne semanalmente, às quintas-feiras, a partir das 20h30, em sala no bloco K. A realização da Célula é autorizada pela Universidade. “As irmãs respeitam todas as religiões e ficaram muito felizes com a iniciativa”, conta a estudante Jéssica Rosa Trevisan, organizadora do grupo.
O Círculo On conversou com alguns alunos que participam da Célula da USC, que contam como é conviver nesse grupo. Leia os principais trechos das entrevistas a seguir.

Crédito: Samantha Ciuffa

“O nome Célula é por que tem igrejas que se dividem em grupos caseiros para terem mais proximidade com os outros membros, isso se chama célula. Assim como o nosso corpo é composto de milhares de células, a igreja que é um corpo é formada de incontáveis células, que são os cristãos. Entre nós não existe ‘’placas de igrejas’’, tanto que eu sou de uma igreja, o Murilo é de outra, o Guilherme é de outra e o Kew também. Podemos ter doutrinas diferentes, mas Jesus é o mesmo. Não falamos sobre o que os homens impõem a outros homens, falamos de Jesus da forma mais simples: ele nos ama e é bom conosco o tempo todo! Isso é bem divertido, ver as pessoas surpresas. Muitos estão acostumados com a religiosidade, mas ela é ruim, ela afasta o homem de Deus. É também uma forma de mostrar para as pessoas que Jesus não era de igreja nenhuma e que não existe o porquê de haver divergências entre nós. Se a pessoa é da Umbanda, da Igreja Católica ou protestante, isso não importa, cada um com sua visão, nós respeitamos uns aos outros, e todos são muito bem vindos!”.

Jéssica Rosa Trevisan, 19 anos, aluna de Publicidade e Propaganda na USC.

“Faço parte desde o início da primeira célula, montada no ano passado, quando começamos éramos eu e o Murilo, mas por conta de alguns acontecimentos, tivemos que parar e retomamos neste ano com força total com a Jéssica e o Kew. A célula é importante para mim, pois oramos, falamos de Deus e levamos a palavra Dele a todos que a querem, e isso é perfeito, uma vez que podemos ser a diferença dentro da universidade. A célula é tudo o que faltava dentro da instituição. Acredito que apenas quem participa consegue entender um pouco do sentimento dentro da célula, que Deus nos permite sentir.”

Luiz Guilherme Mello Coelho, 20 anos, aluno de Engenharia da Computação.

“A célula é importante porque através dela as pessoas que nunca tiveram contato com a Palavra de Deus podem começar a desenvolver sua fé, afinal, procuramos pregar a verdade (Palavra de Deus) e não religião. E pelo fato de estudarmos à noite, não podíamos ir às reuniões durante a semana, apenas nos finais de semana. Por tudo isso e muito mais a célula é muito importante. Não estamos ali para levar às pessoas para um caminho que vai trazer prejuízo as suas vidas, muito pelo contrário, através deste caminho elas conhecerão um Deus vivo e presente em nossas vidas.”

Murilo Henrique dos Santos, 19 anos, aluno de Design.

“A célula é muito importante, pois sabemos que a Palavra de Deus deve ser prioridade nas nossas vidas. Eu participo da Célula desde o primeiro dia. Ainda me lembro que estava orando e pedindo a Deus que me ajudasse a abrir uma Célula na USC e em um dia, no intervalo, vi algumas pessoas reunidas orando, foi quando me juntei a elas e então começamos a orar pelo mesmo propósito. Na semana seguinte, já estávamos fazendo as reuniões!”

Kelvyn Almeida, 20 anos, aluno de Design.

Confira abaixo vídeos sobre a Célula USC: