GUIA

Extensionistas do projeto RP Comunica criaram um Guia de Sustentabilidade.

A coordenadora do projeto de extensão RP Comunica juntamente com os alunos participantes elaboraram uma cartilha de Guia de Sustentabilidade

Beatriz Souza

O Guia de Sustentabilidade elaborado pelos alunos participantes do Projeto de Extensão RP Comunica visa identificar e desenvolver estratégias de comunicação, especificadamente de relações públicas que conscientizem a população sobre a importância do trabalho de cooperativas de reciclagem na triagem e seleção de materiais.
De acordo com o material da cartilha, o objetivo é apresentar os principais procedimentos para eliminar ou minimizar os impactos ambientais, além de incentivá-lo a tomar ações corretas de apoio ao meio ambiente. Na cartilha, também foi tratada algumas práticas que se exercitadas no dia a dia, poderão diminuir os danos causados ao meio ambiente.
Para a professora Jéssica de Cássia Rossi, coordenadora do projeto RP Comunica, a ideia da cartilha partiu de um trabalho similar desenvolvido por alunos na disciplina “Agência Experimental em Relações Públicas”, onde os alunos desenvolvem um produto experimental em Relações Públicas.
“A elaboração aconteceu em duas fases, a primeira foi a pesquisa e elaboração de conteúdos pelos alunos do projeto RP Comunica e a segunda fase foi a elaboração de arte em parceria com o projeto de extensão Agência G15. A ação iniciou no 1º semestre de 2014 e foi concluída agora, nesse 2º semestre”, comenta a professora Jéssica Rossi.
O aluno Tomas César Ferreira participa do RP Comunica desde março de 2014 e participou da elaboração do Guia da Sustentabilidade. “A construção do guia foi uma das primeiras ideias que surgiu no RP Comunica. Gostei muito da ideia, porém não sabia ao certo como poderia ajudar em sua construção e, após uma ampla discussão, começaram a surgir várias ideias e nos organizamos em várias frentes de atuação para elaborá-la”, comenta o aluno de Relações Públicas Tomas César Ferreira.
Tomas César Ferreira conta também que no decorrer do caminho, os alunos participantes do projeto tiveram algumas dificuldades, mas que o resultado final foi recompensador, o esperado. “Isso não aconteceu apenas pelo trabalho ter saído conforme o planejamento, mas por ter superado nossas expectativas e ainda mais por poder contribuir para o desenvolvimento de uma comunicação com a sociedade, passando adiante as boas ações que a população precisa adotar”, ressalta o aluno.
Para a elaboração da cartilha para o guia, os alunos juntamente com a professora, se reuniram e começaram a ampliar o conteúdo, realizar pesquisas, buscar informações com a Emdurb sobre os horários das coletas seletivas de lixo em Bauru, também tornar realidade os esboços do design para o guia, com a participação dos alunos participantes do projeto de extensão Agência G15. “Após pensarmos em todas as ações, trabalhamos com afinco para concluir o projeto, mantendo em mente a continuidade do mesmo, já que parte de nossas ações consiste em dar sequência e melhorar cada vez mais o projeto”, conta o aluno.
A professora do projeto RP Comunica deixa algumas informações sobre o que está presente na cartilha. “A população encontra na cartilha, informações sobre os horários de coleta seletiva pela Emdurb, os materiais que são considerados recicláveis, informações sobre as cooperativas de reciclagem de Bauru e dicas sobre sustentabilidade, vale muito a pena ver”, conclui.

Para acessar o Guia, clique aqui.