Alunos do segundo semestre de Jornalismo, produzem Jornal Mural pela disciplina Técnicas de Reportagem, Entrevista e Pesquisa Jornalística

14- foto 4

Alunos e convidados do Jornal Mural

 

Mayrilaine Garcia

Alunos do segundo semestre de Jornalismo produzem, pela disciplina de Técnicas de Reportagem, Entrevista e Pesquisa Jornalística, um Jornal Mural. Os trabalhos contam com a orientação da professora Deborah Cunha Teodoro.

A sala foi dividida em grupos e cada um ficou com um tema estabelecido pela professora. Cada grupo deveria trazer convidados especialistas nos assuntos, de acordo com o tema escolhido, para serem entrevistados. O Jornal Mural foi avaliado como P2 para a turma.

“É a primeira matéria prática laboratorial que a turma tem, devido a isso, tudo é muito novo e varias dificuldades surgiram. Mas embora seja a primeira experiência técnica Jornalística, os alunos se esforçaram muito na produção desse trabalho, o desenvolvimento de cada grupo foi surpreendente”, relata Deborah.

O Jornal Mural é um trabalho muito importante aos alunos do primeiro ano, pois além de trazer grande conhecimento sobre os variados assuntos tratados, os graduandos praticaram um pouco da profissão do jornalista.

“Os alunos ficaram responsáveis para trazer os entrevistados, com isso começaram a lidar com as dificuldades que os jornalistas têm quando atuantes. Conseguir uma fonte em um programa ao vivo, por exemplo, é complicado, pois podem ocorrer imprevistos e por isso, o convidado não pode comparecer a entrevista,  casos assim ocorreram com alguns grupos da sala. Assim aprenderam a organizar e correr atrás de mais fontes e não contar só com uma”, finaliza a professora.

As entrevistas feitas na sala de aula geravam debates entre os alunos com os entrevistados. Os alunos especulavam sobre o assunto tratado e os convidados esclareciam as dúvidas.

“Foi uma sensação muito diferente. Tive receio de fazer perguntas bobas, por serem pessoas experientes, mas ao decorrer da entrevista foi ficando tranquilo, e virou um bate-papo. Esse trabalho me ajudou a ter certeza de que é isso mesmo que quero”, afirma a aluna Ariane Frassato integrante do grupo que tratou sobre Comportamento, Moda e Estilo e trouxe os entrevistados Dulce Kernbeis, repórter do Jornal da Cidade, de Bauru, e mentora da revista Todateen, e Adolfo Scarpa, graduando do curso de História da USC e formado em Moda formado em Moda.

Outra presença ilustre de convidados trazidos pelos alunos foi Thiago Mathias, pivô do Basquete Bauru. “Foi um prazer imenso estar com a sala, estive na minha primeira coletiva de imprensa”, relata o jogador, entrevistado pelo grupo formado por João Rafael, Gabriel Castro, Luiz Augusto Ramos e Ronaldo Carvalho, que tratou sobre o Esporte.

Os trabalhos do Jornal Mural serão expostos em painéis no pátio da Universidade.

 

14 - foto 3

Alunos e seus convidados