Três alunas formadas em Comunicação Social pela USC decidiram seguir carreira na música, que era a paixão das três desde bem cedo

Beatriz de Souza

Qualquer pessoa gosta de música, do ritmo que for, desde a mais clássica até a mais eletrônica. A música é envolvente, é dançante, por mais lenta que seja. Porém, viver de música pode ser muito difícil, é uma carreira que exige paciência e muita dedicação, para que se consiga o tão sonhado sucesso e reconhecimento.

Ek Muzik (2)

Ek Mukiz, grupo formado por Luciana Pires e Emil Shayeb. Crédito: Divulgação

Com esse sonho, Luciana Pires, Luciana Nóbrega e Gabriela Moretto se dedicaram e se dedicam por muito tempo à essa arte, mesmo com ritmos diferentes, as três cantoras têm uma coisa em comum, a formação superior em Comunicação Social.
Luciana Pires Bichuette começou a cantar muito cedo e com 8 anos ganhou seu primeiro violão, mas profissionalmente, a vida musical começou aos 17 anos. A decisão de cursar jornalismo teve influência do avô, que é jornalista. “Além de sempre admirar o trabalho do meu avô, também gosto de falar na frente de câmera e fazer roteiro de programas de TV, mesmo que para mim mesma, mas antes de entrar na faculdade, eu já sabia que queria seguir a carreira de cantora, sempre foi um sonho, já compunha desde muito cedo”, comenta a jovem cantora.
A cantora também afirma que escolheu cursar jornalismo porque sabia que ajudaria muito na carreira e só viria a somar, afinal, não fica muito longe da música. “O jornalismo ajuda muito na minha carreira, sei me portar melhor na frente da câmera, conversar bem em público, improvisar, é de muita importância pra mim”.
Os atuais projeto da cantora é um Duo de música eletrônica juntamente com o namorado Emil Shayeb, com EK Muzik, mas continua cantando MPB, pois foi onde começou.“No começo do próximo ano, o EK vai lançar um disco e com o pianista Adylson Godoy também. Pra mim, a música vai além desse mundo, ela vem da alma, do nosso jeito de enxergar as coisas de um modo carregado de amor e sensibilidade, música é trabalho sim, é responsabilidade com o outro, é fazer emocionar e viver emocionado”, declara Luciana Pires.

Gaby Moretto (2)

Gaby Moretto, formada em Relações Públicas pela USC, faz barzinhos e shows na região. Crédito: Divulgação

Já a Relações Públicas Gabriela Moretto Boarato começou a carreira profissional aos 22 anos, mas sempre continuou na profissão, que a ajuda a cuidar da própria carreira. “O curso tem tudo a ver com a minha carreira, me ajuda muito, pra que eu consiga trabalhar do jeito certo e cobrar responsabilidades da minha equipe”, comenta a cantora.
Gabriela Moretto está na fase final de seu primeiro cd, que será lançado no início de 2015. Agora, com contrato em uma nova gravadora, Gabriela faz shows para divulgar seu nome e sua música. “Não me vejo fazendo outra coisa, a música representa tudo pra mim, espero viver para sempre dessa arte, desse meu sonho. Com a profissão, consiga fazer planejamentos, criar estratégias, cobrar minha equipe e acredito que se eu não fosse Relações Públicas, muita coisa não teria dado certo”, conta Gabriela Moretto.

lu nobrega

Lu Nóbrega aposta no jazz em sua carreira. Crédito: Fabio Miranda

Lú Nóbrega, como é conhecida a cantora Luciana Melo Nóbrega é formada em Jornalismo e a paixão pela música começou aos 5 anos, quando participava das aulas de musicalização infantil na escola em que estudou. “Escolhi o jornalismo porque é um curso que abrange vários assuntos, eu tinha curiosidade de saber como funcionam os meios de comunicação, além disso, ele me ajuda na área de comunicação com os músicos, produtores, na minha assessoria de imprensa, no marketing da minha música, em tudo”, comenta a cantora.
Profissionalmente, a vida começou aos 15 anos em uma banda de punk rock, ao 17 fez curso de teatro musical e aos 19 escolheu o jazz e suas vertentes, que é o tipo de música preferido. “Hoje tenho dois projetos, um de pop jazz(jazz fusion) e outro de jazz antigo. A música representa um desafio pra mim e para vencer, tenho que competir comigo mesma, então, sempre dou o meu melhor e tento passar para as pessoas que ouvem o melhor da música”, conclui Luciana Nóbrega.