O personagem “Nick Naylor” atua como lobista do setor tabagista americano.

Israel Ângelo/Círculo

A trama perpassa a ideia da “democracia do consumo” em que o personagem “Nick Naylor” (Aaron Eckhart) procura a qualquer preço, incutir na mente do público a liberdade de escolha pelo tabaco, apesar dos riscos.

A história mostra um lobista que age por conveniência profissional, na função de porta-voz das organizações do tabaco, defendendo de forma persuasiva seus interesses, não sendo o bastante para Nick que tenta influenciar o próprio filho com seus argumentos, despertando assim grande admiração em meio aos embates.

O cenário envolvente narra uma batalha entre a elite parlamentar moralista americana e a legalidade democrática empresarial, em tribunais, reuniões, programas de televisão e imprensa em geral.

Com assédio de toda natureza, o protagonista tem o lobby como principal ferramenta para o sucesso, em que a ética torna-se algo relativo e objeto de interpretação em que, ao final o vencedor é aquele que melhor interpretá-la e assim apresentando maior grau de convencimento popular.

Leia indicação completa no site e assista ao trailer: