Filme retrata diferentes formas de violência contra a mulher. Foto: Reprodução / Divulgação

 

Gabrielle Aguiar / Círculo

Em 2015, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) lançou em parceria com os Tribunais de Justiça estaduais, o programa Justiça Pela Paz em Casa a fim de agilizar processos contra a violência de gênero. Do seu inicio até dezembro de 2017, foram feitas 111.832 sentenças e 57.402 medidas de proteção contra as vítimas.

A violência contra a mulher, seja ela qual for, é um problema antigo, e apesar de diversas medidas tomadas pela lei, ainda é presente na vida de muitas brasileiras. Uma dessas medidas foi o feminicídio, que entrou em vigor na Lei nº 13.104 em 2015, alterando o art. 121 do Código Penal (Decreto-Lei nº 2.848/1940), e decreta o feminicídio uma circunstância qualificadora do homicídio. Esse decreto classifica que um dos motivos de assassinato pode ser o simples fato de a vítima ser do sexo feminino.

Nessa semana o Círculo Indica traz um filme que aborda a violência contra a mulher e retrata a dura realidade de muitas delas.

 

O QUARTO DE JACK (2015)

A vencedora do Oscar, Brie Larson, dá vida a Joy, uma mulher que foi sequestrada aos 17 anos de idade por um homem desconhecido. Em cativeiro por sete anos, ela é obrigada a ter relações sexuais com seu sequestrador em troca de comida e medicamentos. No decorrer dos anos, Joy engravida do pequeno Jack.

Uma das cenas mais marcantes do filme. (Brie Larson e Jacob Trembley). Foto: Reprodução / Divulgação

O filme mostra a vida na perspectiva do pequeno de cinco anos, que vê o mundo apenas por uma tela de televisão. Depois de idas e vindas, mãe e filho puderam conhecer o mundo de verdade.

O tema abordado é brilhantemente interpretado por Larson. Uma mulher sequestrada, mantida em cativeiro e forçada a manter relações sexuais com seu sequestrador é a realidade de muitas mulheres e cada dia mais notícias semelhantes são escritas. A violência psicológica que Joy sofre fica clara ao ver como ela é manipulada para ter condições básicas para manter seu filho vivo.

O Quarto de Jack ganhou diversos prêmios, inclusive o de Melhor Atriz no Oscar para Larson, e impactou milhares de pessoas.

Confira o trailer: