Spotlight trata da investigação, por uma equipe do jornal The Boston Globe, que recebeu o Prémio Pulitzer de Serviço maior do Jornalismo.  O filme foi indicado a seis Oscars na premiação de 2016, vencendo dois: Melhor Filme e Melhor Roteiro Original..

Amanda Medeiros / Círculo

Filme que foi para as telonas no ano de 2015, Spotlight: Segredos Revelados conta a história real de um grupo de cinco jornalistas do jornal The Boston Globe (EUA) que investigam a possibilidade de padres terem abusado de crianças sexualmente. A busca por documentos que foram escondidos pela Igreja Católica e o trabalho de apuração dos jornalistas é o que torna o enredo mais emocionante.

Imagem: Divulgação

Com direção de Tom McCarthy, o elenco formado por grandes astros do cinema como Michael Keaton, Mark Ruffalo, Rachel McAdams e tantos outros nomes consegue transmitir o drama e o suspense na medida certa enquanto descobrem novos fatos decisivos para a continuidade da narrativa.

O reconhecimento do belo trabalho dos jornalistas e dos atores foi imediato. Em 2003, ano seguinte ao da publicação da matéria, os jornalistas ganharam o prêmio Pulitzer de Serviço Público em Jornalismo e o longa metragem, também um ano após seu lançamento, ganhou o Oscar nas categorias melhor filme e melhor roteiro original.

 

 

              Capa do dia 06 de janeiro de 2002 do jornal The Boston Globe. Reprodução / The Boston Globe

 

A corrida contra o tempo e a insistência em uma matéria que levou meses para ser publicada nos mostra um exemplo do que o jornalismo deve ser. Além disso, o modo que a história se desenrola e a pressão sob os profissionais da comunicação oferecem fidelidade com o caso real. Vale a pena assistir!

 

 

Imagem: Divulgação

     FICHA TÉCNICA  

Spotlight: Segredos Revelados

Data de lançamento no Brasil: 07 de janeiro de 2016

Duração: 2h08min

Classificação Indicativa: 12 anos

Direção: Tom McCarthy

Elenco: Michael Keaton, Mark Ruffalo, Rachel McAdams, Liev Schreiber ,John Slattery e Stanley Tucci como protagonistas

Gênero: drama/suspense

                                             Nacionalidade: Estados Unidos da América (EUA)

Créditos: Adoro Cinema

   Confira o trailer: