Caminhada pela Vida realizada em 2016 reuniu 5 mil participantes. Foto: Amigas do Peito/Divulgação

 

Amanda Medeiros / Círculo

 

Reprodução / Divulgação

O Grupo Amigas do Peito de Bauru desenvolve ações de conscientização com informações relevantes sobre o câncer de mama, doença que mata 30 mulheres por dia no Brasil, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA). A primeira ação será realizada neste domingo (08/10) e uma série de atividades estão programadas para outubro, mês internacional de combate ao câncer de mama, que é realizada 10ª Caminhada pela Vida com o lema ‘Passos pela vida, a conscientização salva’. A expectativa é que cinco mil pessoas compareçam no evento que irá ocorrer no dia 22. 

Foram confeccionadas aproximadamente cinco mil camisetas com a estampa do evento e de seus respectivos patrocinadores e os inscritos na caminhada deverão doar um alimento para resgatá-las. Os alimentos arrecadados serão destinados à entidades de Bauru, ao Fundo Social de Solidariedade de Bauru e à pacientes em tratamento de câncer.

Fato curioso: até 2016 a caminhada era realizada no Dia da Mulher no mês de março.

NOVIDADES

Este ano as inscrições para a caminhada podem ser feitas pela internet através do link. A retirada das camisetas juntamente com cupom do sorteio de bicicletas será realizada no dia 08/10 no Serviço Social da Indústria (SESI), em  Bauru, mediante doação do alimento.

Além disso, a programação está repleta de eventos como palestras, mutirões, caminhadas e missas. Confira:

08/10 – 1ª Ação Outubro Rosa

Irá ocorrer a entrega das camisetas da caminhada e cupom do sorteio para quem fez a inscrição e doou o alimento. Haverá ainda uma série de atividades com a participação de instituições públicas e privadas com o objetivo de sensibilizar a população acerca da necessidade de prevenção, diagnóstico precoce e tratamento adequado do câncer de mama. Interações culturais, artísticas e recreativas finalizam o evento, entre elas, o IV Aulão de Zumba Outubro Rosa.  Das 13h às 18h, na Rua Rubens Arruda, 8-50, esquina com a Rua Aviador Gomes Ribeiro.  A entrada é gratuita. Saiba mais:

– Orientações sobre autoexame das mamas com uso da ‘mamamiga’, ensinando a maneira certa de fazer, incentivar a detecção precoce.
– Distribuição de folders explicativos sobre conscientização e prevenção do câncer de mama e de fitinhas de pulso Outubro Rosa.
– Exposição Fotográfica Outubro Rosa – Amigas do Peito.
– Apresentação das atividades e programas de assistência e auxilio às mulheres portadoras da doença.
– Bazar de artesanato do Grupo Amigas do Peito e venda  de camisetas Outubro Rosa.

DIREITOS – OAB Bauru
– Orientação sobre direitos do paciente com câncer e distribuição de folders explicativos

NUTRIÇÃO – SESI e FIB
– Programa Sabor na Medida Certa – Prevenção ao Câncer – SESI
– Avaliação e orientação nutricional, medida do IMC–  FIB

ATIVIDADE FÍSICA – SESI, FIB e UNESP
– Programa de Exercício Físico Vida após Câncer de Mama – UNESP
– Oficina de Rendimento – Judô do SESI
– Benefícios da atividade física como importante fator para  prevenir e tratar o câncer de mama

FISIOTERAPIA  – USC e FIB
– Qualidade de vida e tratamentos fisioterápicos pós cirurgia do câncer de mama – USC
– Avaliação postural e do pé – FIB

ODONTOLOGIA  – USP
– A intervenção da Odontologia na saúde de pacientes em tratamento de câncer

ENFERMAGEM –  FIB
– Aferição pressão arterial, tipagem sanguínea e hepatite

FARMÁCIA – FIB
Iteração entre medicamentos.
Uso do protetor solar contra o câncer de pele.

ESTÉTICA  – USC
– Cuidados de estética humanizada e preocupação com a saúde, bem-estar e qualidade de vida da paciente de câncer de mama.

PSICOLOGIA – FIB
– O papel da Psicologia no enfrentamento do câncer de mama.

ATIVIDADES ARTÍSTICAS 
– Espetáculo Musical
– Apresentação do SESI-SP Dança
– Espetáculo de Dança da Companhia de Dança Espaço Arte e Produções

ATIVIDADES ESPORTIVAS
– finalização do evento com IV AULÃO ZUMBA OUTUBRO ROSA às 16h30, com a participação de 12 professores de Zumba de Bauru.

17/10 – Palestra “Outubro Rosa: Um Chamado para a Vida!”

Às 19h no Auditório da ACIB – Associação Comercial e Industrial de Bauru, na Rua Agenor Meira, 9-10 – Centro, Bauru – SP, com entrada franca. Os palestrantes são o mastologista Dr. William Delgalo e Clara Vasconcelos, presidente do Grupo Amigas do Peito de Bauru. O especialista irá abordar a importância da prevenção do câncer de mama, fatores de riscos e sinais, os avanços da medicina em relação á doença: técnicas humanizadas e menos agressivas e o baque inicial da paciente. Por outro lado, Clara falará sobre a importância da campanha Outubro Rosa e do trabalho voluntário do Grupo Amigas do Peito de Bauru, além de histórias verdadeiras de superação.

22/10 –  10ª Caminhada pela Vida “Passos pela Vida, a conscientização salva”

Saída às 8h30 da Praça Portugal – inscrições gratuitas no link.

 

28/10 – VIII MUTIRÃO DA MAMA OUTUBRO ROSA

O grupo realizará com o apoio da Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (FAMESP) nas dependências do Hospital Estadual de Bauru o VIII MUTIRÃO DA MAMA às 8h, o evento mais importante do Outubro Rosa, pois para o Grupo sem o Mutirão, que acontece desde 2010, a Campanha Outubro Rosa não teria sentido. Porém, para o evento acontecer é necessária a participação de médicos que possam doar algumas horas e participar como voluntário (a). Para isso, basta o médico (a) enviar um e-mail para contato@amigasdopeito.com  indicando o tempo que irá participar no período entre 8h e 15 h, nome completo, CRM, especialidade e se pertence a alguma instituição. A inscrição do médico (a) também pode ser feita diretamente no link  ou pelo telefone (14) 3243-2262. Em 2016, participaram 35 médicos e médicas voluntárias e foram abertas mil inscrições, destas seis mulheres foram diagnósticas pela doença e encaminhadas para tratamento no Hospital Estadual de Bauru (HEB).

29/10 – ENCERRAMENTO COM MISSA OUTUBRO ROSA
No dia 29 de Outubro às 19h será realizada a 8ª Missa Outubro Rosa na Igreja Santa Rita (Rua São Gonçalo, 3-54) especialmente preparada pelo Padre Agnaldo, encerrando as atividades do Grupo Amigas do Peito neste mês.

Amanda Medeiros / Canva com informações do Grupo Amigas do Peito

 

Veja o vídeo que convida para as ações no Facebook.

 

Confira o vídeo do Grupo Amigas do Peito:

 

Sobre o Amigas do Peito:

O Grupo Amigas do Peito de Bauru, uma associação sem fins lucrativos que foi criado por algumas pacientes de câncer de mama sob a coordenação do mastologista Dr. Willian Davila Delgallo, que se reuniam desde 2003 para trocarem experiencias quanto ao tratamento e assim foram agregando mais mulheres e sentiram a necessidade de formar este grupo de apoio, legalmente formalizado em 2008 e vem desenvolvendo ações de apoio as acometidas pela doença, além de alertar quanto formas de prevenção e a importância da detecção precoce. A maioria do Grupo é formada por mulheres que foram acometidas pelo câncer de mama que se reúnem mensalmente, e também participam profissionais que queiram contribuir para o esclarecimento do outro e voluntários em geral cujo objetivo seja ver o outro feliz.

Objetivos do Grupo Amigas do Peito de Bauru

 Prestação de serviços e promoção de eventos para assistência à portadoras de neoplasia de mama e ações preventivas de combate ao câncer de mama, valendo-se de meios de conhecimento sobre o que pode auxiliar na prevenção e tratamento, e ainda, conseguir coisas que possam auxiliar no tratamento, como próteses, orientação, assistências psicológicas e judiciais, entre outras. Enfim, promover o bem estar de todos.Destaca-se que, mulheres que passaram pelo árduo tratamento e hoje tem uma vida normal, com vitalidade e prazer, vem servindo de espelho às aquelas que estão passando pelas dificuldades do tratamento.

Reuniões

Reuniões mensais nas 3as quintas feiras do mês, às 19:30.
Local: Auditório do Hotel Saint Paul Residence.
Rua Gustavo Maciel 21-31, Bauru-SP
É gratuita e não precisa fazer inscrição.

Público-Alvo:
Mulheres que tiveram câncer de mama.

CONTATO: contato@amigasdopeito.com / Facebook: grupoamigasdopeito