Alunos do Projeto Solar após estreia de “Tistou” – Foto: Ana Lídia Aquino/ Reprodução Facebook

THAÍS FERREIRA/ CÍRCULO

Tistou e as flores/ Reprodução Facebook

O “Solar Núcleo de Teatro”, grupo formado por alunos do Curso de Teatro da Divisão de Ensino às Artes da Secretaria Municipal de Cultura de Bauru (DEA), entra em temporada nos próximos meses na cidade com a peça “Tistou”, uma adaptação do livro: “O menino do dedo verde” (Maurice Druon, 1957). Com o objetivo de fomentar a cultura na população bauruense e levar ao questionamento sobre o sistema atual e os padrões sociais, o grupo fará suas apresentações em novembro e dezembro de 2017, e janeiro de 2018. A direção artística é de Élio Andreotti e Rafael Maia.

A peça, que contará a história do personagem “Tistou” em sua jornada pela descoberta do funcionamento da sociedade, vem sendo construída desde março deste ano, com estudos que partem de técnicas como meditação, yoga, improvisação cênica e consciência corporal. O grupo aborda a temática da “Normose” à partir do livro de Pierre Weil: “Normose: a patologia da normalidade”, onde o autor critica hábitos cotidianos que são considerados normais pelo meio social mas que são prejudiciais à saúde física e emocional dos indivíduos.

 

Élio Andreotti, diretor-ator no projeto/ Reprodução Facebook

Élio Andreotti, formado em Educação Artística – habilitação em Artes Cênicas, pela Universidade do Sagrado Coração e professor-diretor do projeto há onze anos (oficiais e extraoficiais), destaca a essência do grupo: “Como escreveu Roberto Crema, citando Santo Agostinho: a descoberta do que é Ser Humano”. Atuando como professor de teatro desde 1992 e trabalhando como ator de 1984 a 2001, ele comenta como é retornar ao palco 16 anos depois e pela primeira vez no Projeto Solar: “Me senti, primeiro, estimulado e receoso, pelo ineditismo da situação. Depois e agora, cada vez mais confortável. Construir e entrar dentro é maravilhoso pois posso observar dos dois lados e somar essas observações no estudo. Agregou mais felicidade”.

No papel do “Senhor Pére”, Élio afirma que o diferencial da peça “Tistou” para os outros trabalhos já produzidos pelo grupo é mais visivelmente a dramaturgia. “Esse ano optamos por um texto dramático (apesar da adaptação literária) e abraçamos a ideia de contar uma boa história de forma linear. Dessa forma, toda concepção visual e sonora ficou atrelada à um modus operante único. Não usamos vídeos e isso sempre foi um recurso que utilizamos muito. O espaço palco-plateia também é inédito.” “Tistou” é encenado com o público em cima do palco, ao lado dos atores da peça, transmitindo através dessa proximidade, uma ideia de inserção com o tema tratado.

 

Maria Eduarda, atriz no projeto/Reprodução Facebook

Maria Eduarda de Paula Tarda, participante do projeto desde 2016, comenta sobre a peça construída: “Tistou nos trás liberdade, nos trás leveza e muitas flores.” Ela que trará vida a um dos habitantes da cidade de “Mirapólvora”, complementa a importância que o grupo tem em sua vida: “O núcleo a cada dia que passa evolui e com ele eu vou junto. O núcleo me trouxe identidade. De um ano para cá, eu consigo enxergar o papel da diversidade na sociedade, no nosso núcleo. Núcleo Solar é nada menos do que uma família!”.

 

Caio Oliveira, ator no projeto/ Reprodução Facebook

Participando pela primeira vez no projeto, Caio Oliveira, estudante  do 2° ano do curso de Educação Artística – Artes Cênicas da Universidade do Sagrado Coração, conta que ficou sabendo do projeto por uma amiga que participou em 2016, e também por páginas no Facebook da prefeitura, e do próprio Solar. Sobre o projeto, afirma: “Ele cumpriu e passou todas as minhas expectativas. E eu gostei muito do projeto, é muito legal! Eu amadureci bastante, o grupo é cheio de energia. Estou gostando bastante e pretendo continuar.” Ele que também fará um dos “Mirapolvorenses” deixa um convite: “Gente, se vocês não assistiram “Tistou”, venham assistir! Tá muito bonito, tá muito legal! É um texto muito lindo, um espetáculo muito lindo. Você vai sair do espetáculo emocionado! Eu que acompanho a montagem desde o começo, ainda me emociono bastante. Tenho certeza que vocês vão se emocionar com “Tistou”! Venham assistir a gente! Abraços!”

 

Katiucia Marquezin, psicóloga e pesquisadora/ Reprodução Facebook

Katiucia Marquezin, psicóloga e pesquisadora na Unesp de Bauru, também soube da peça pelo Facebook e irá prestigiar a apresentação: “Amigas compartilharam o evento e no mesmo momento me despertou o interesse em conhecer a história de Tistu [personagem do livro] no palco do teatro!” A psicóloga, que tem os  eventos culturais na cidade como uma de suas atividades de lazer preferidas, conta o que a história do livro representa para sua vida: “Tistu está presente em meu imaginário, desde quando o conheci numa leitura. Fui à biblioteca da escola e o livro me chamou a atenção. Uma capa toda verde com ilustrações em preto, o título adornado com plantas… Toda a história marcou minha vida, desde a infância. Já utilizei alguns textos, capítulos do livro, como exemplos em minha vida pessoal e até em atividades acadêmicas.” Katiucia indica a leitura do livro “O menino do dedo verde” para todos e sobre a peça “Tistou” afirma: “Estou bastante curiosa, e tenho certeza que será retratado com muita sensibilidade e delicadeza.”

No dia 6 de agosto, o público teve a oportunidade de conhecer um pouco desse trabalho artístico com a realização de um ensaio aberto no Teatro Municipal de Bauru. Já o primeiro encontro cênico, ou seja, a estreia ocorreu no dia 29 de setembro, em dois horários, às 20h e 22h, no mesmo local. Foram 80 lugares para cada sessão com ingressos gratuitos. Agora, o grupo entra em cena nas seguintes datas: 21 de novembro e 15 de dezembro, às 19:30 e 21:30 horas,  e no dia 29 de janeiro de 2018 na “17° Mostra de Teatro Paulo Neves”, com o horário a definir. Ambos serão no Teatro Municipal “Celina Lourdes Alves Neves”.

Os ingressos para a  apresentação desta terça-feira, dia 21 de novembro, também são gratuitos e já podem ser retirados através de contato pela inbox da fan page Solar Núcleo de Teatro ou no dia da apresentação até às 17h (Av. Nações Unidas, 8-9).

Para as próximas datas dos espetáculos, os ingressos estarão disponíveis conforme divulgação, ainda não definida. Acompanhe as informações pela página do grupo no Facebook

 

FICHA TÉCNICA

Divulgação/ Facebook

Confira fotos do ensaio do Núcleo Solar de Teatro:

Fotos: Isabela Costa Barbosa/ Reprodução Facebook