Luiz Toledo diz: “Cobrir educação é cobrir o Brasil profundo e suas desigualdades”.  Na foto,  João Vitor Bastos e Luiz Toledo, respectivamente. (Foto: Caio Gasparetto)

Julia Picolo e Larissa Siqueira/Circulo

Na terça-feira (28) foi realizado o segundo dia do III Jornalismo em pauta na Universidade do Sagrado Coração, com o objetivo de debater as áreas de atuação no jornalismo para expandir horizontes aos estudantes interessados e contou com a presença de profissionais da área de jornalismo, com a temática frente de atuação no jornalismo – o especializado.

Um dos convidados foi o jornalista Luiz Toledo do JEDUCA (Associação de Jornalistas de Educação) e Estadão Dados,  que foi fellow/bolsista do International Center for Journalists (ICFJ), em Washington nos Estados Unidos.

Ele trouxe um pouco da sua experiência em jornalismo de educação e de dados, áreas pouco desvendadas e conhecidas dentro do jornalismo. Luiz diz que para ser repórter de educação e dados, além de precisar ter um conhecimento especifico em educação é preciso entender de divergentes assuntos como discussões sócias, problemas do Brasil, gênero, etnia e desigualdade social.

O convidado também falou sobre o trabalho desenvolvido no JEDUCA realizando reportagens e guias que ajudam os jornalistas na cobertura sobre diversos temas dentro de todas as áreas, tudo gratuitamente, também promovendo debates e congressos na área. “O microcosmo de uma escola é a reflexão do Brasil. Tudo que vemos no país, também é possível encontrar em uma escola, de maneira individual”, afirma.

“O repórter de educação tem que entender um pouco de tudo. Se você quiser fazer uma matéria sobre agressão aos professores, é preciso ter o mínimo de noção de segurança pública e como levantar dados, por exemplo”, acrescenta.

Luiz Todelo ressalta a importância de um repórter exclusivo para a área de educação, ao mencionar o caso sobre o vazamento da prova do ENEM em 2009. “Se não tivéssemos um profissional específico, a matéria provavelmente não seria produzida.”

Ao término da palestra, após responder várias indagações dos participantes, o jornalista Luiz Toledo aconselha os estudantes para que realizem cursos on-line, busquem informações em jornais tradicionais e independentes e que estudem a lei de acesso a informação, para que os profissionais da área tenham um maior domínio da informação.

edição: Vinicius Carrasco