Não são apenas os brasileiros que estudam na USC, a universidade está aberta para os estrangeiros, tanto os que vem apenas para estudar quanto aqueles que desejam uma vida nova no Brasil

 

Por: André Nascimento Donati

Sair do ninho e encarar o mundo não é uma tarefa das mais fáceis. Mesmo para quem já tem experiência, mudar de estado ou mesmo de cidade para trabalhar ou estudar costuma causar temores. Quando se trata de mudar de país, então, o choque pode ser maior, pois os novos moradores terão que se acostumar com culturas e costumes completamente diferentes. Mesmo assim, muitas pessoas emigram e imigram de país todo ano, e passam por toda essa adaptação.

É o caso de Liao Chih Hsiang, de 22 anos. Estudante de engenharia agronômica pela Universidade do Sagrado Coração (USC), Liao é de Taiwan, país do Extremo Oriente, próximo do Japão, e veio com os pais para o Brasil quando tinha apenas cinco anos de idade. “Foi difícil no início, mas depois me acostumei”, disse o jovem com um sorriso tímido no rosto. Liao elogia os brasileiros, dizendo que são mais abertos a estrangeiros, mas criticou a grande desigualdade social do país.

Porém, existem também os estrangeiros que vem ao Brasil apenas para estudar e quando terminam o curso voltam aos seus países, caso de Alda Renata dos Santos Martinho Capelo, que é natural de Angola, país localizado no sul da África. Alda estuda engenharia civil e deseja voltar para a terra natal quando terminar o curso. A estudante fala que gosta da cultura do Brasil, na qual tem vários aspectos africanos.

E para os brasileiros que desejam realizar um curso fora do Brasil? A analista de Relações Internacionais Bruna Polino, afirma que a USC tem convênio com universidades de diversas partes do mundo, além de programas do governo como o Ciência Sem Fronteiras e a AIESEC. Quem estiver interessado pode saber mais no Departamento de Relações Internacionais, localizado no quarto andar do bloco J; ou então pelo site www.usc.br/na-usc/convenios-internacionais.