Por Jessica de Cássia Rossi

O projeto de extensão RP Comunica da Universidade do Sagrado Coração (USC) realizou, na manhã do dia 02 de maio, uma palestra sobre Sustentabilidade, focando no Consumo consciente e no descarte correto de resíduos sólidos para jovens no 6º ano do Colégio Rembrandt COC Bauru. A ação foi organizada pelo aluno de Engenharia de Produção, Gustavo Nakandakari, com o objetivo de conscientizar o público sobre a importância do termo “sustentabilidade” para os tempos atuais e quais ações ele podem realizar a fim de ajudar as gerações futuras em relação a sociedade, ao meio ambiente e a economia.

Foram debatidos temas voltados a sustentabilidade com foco no termo “Consumo consciente” e em como realizar o descarte correto de resíduos sólidos, principalmente os urbanos. A intenção era de que houvesse bastante participação do público alvo para que eles compartilhassem com seus colegas algumas ações positivas que eles realizam por conta própria, sustentavelmente falando, e para que eles mesmo incentivem o próximo nos pontos a melhorar. No final foi realizado um teste com perguntas para avaliar o quanto dos valores mostrados eles conseguiram captar. O resultado entre as, aproximadamente, 40 crianças foi extremamente positivo.

Aluno da USC aborda consumo consciente em palestra realizada no Colégio Rembrandt COC Bauru

A palestra faz parte do projeto sobre Sustentabilidade que vem sendo desenvolvido pelo RP Comunica no 1º semestre de 2019, com coordenação da Prof.ª Dra. Jéssica de Cássia Rossi. Para Gustavo, ações como essa são de extrema importância, principalmente no momento atual, em que se há uma ignorância por parte da população em relação ao impacto causado devido aos maus hábitos que os brasileiros têm. “Foi muito gratificante ter a experiência de passar conhecimento para crianças, pois, primeiro, pelo fato de eles terem sido muito receptivos e participativos, segundo, porque eles são o futuro do nosso país, sendo assim, é um investimento muito válido e que trará benefícios para a toda sociedade”.