Empresas de Bauru já começaram a contratar funcionários temporários para a época de Natal e Ano Novo

Will Araújo

foto

O comércio, fábricas e empresas prestadoras de serviços já começaram a contratar funcionários temporários para o final do ano, período em que tradicionalmente as vendas aumentam. Em Bauru e cidades da região, muitos estudantes são contratados nessa época. A contratação pode representar uma fonte extra para os universitários. A maior parte das vagas para estudantes são preenchidas no mês de dezembro, quando eles já não estão compromissados com os estudos.
“Muitos já são contratados no mês de outubro, porque o comércio ainda não fica aberto até as 22 horas, podendo trabalhar e estudar normalmente e ter uma renda para ajudar no orçamento”, explica Aldemiro José Alves, vice-presidente da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas de Bauru) e proprietário de uma rede de loja de roupas na cidade. Além da verba extra, o emprego temporário pode refletir-se em contratação efetiva quando o estudante se destaca. “Do total de temporários, de 10% a 15 % acabam sendo efetivados quando mostram um bom empenho na função e comprometimento com a empresa”, comenta Alves.

A universitária Daniele Alves foi contratada nessa mesma época no ano passado e permanece até hoje na empresa. “Desempenhei minha função no intuito de ser efetivada”, comenta ela.
A necessidade de novos funcionários neste ano é bem maior, aponta o dirigente da CDL, pela expectativa que os lojistas têm em relação às vendas. O comércio de Bauru espera vender 10% a mais do que no ano passado, algo que reflete na contratação de mão de obra.

Muitas vagas estão em aberto no comércio central esperando os candidatos ao primeiro emprego ou à recolocação no mercado de trabalho. A cidade conta ainda com dois shoppings centers com diversas lojas que estão no mesmo ritmo em busca de mão de obra. Já as fábricas de produtos em couro e plásticos começaram a receber currículos por meio de agência de empregos e também nas instalações dos três distritos de Bauru.
Fora da cidade, a região também está contratando. As prefeituras dos municípios possuem um órgão chamado PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) com vagas em aberto e orientações aos interessados. Candidatos devem entregar currículo na empresa ou agência que estiver de acordo com perfil ou necessidade.