Convidado conta sobre desafios e pontos positivos presentes nesta área do Jornalismo. (Foto: Mariana Cestari)

Mariana Cestari/Círculo

No segundo dia do evento (28), o curso de Jornalismo trouxe a temática “Frente de atuação no jornalismo – O especializado”. Um dos convidados foi João Vitor Bastos, egresso da USC (Universidade do Sagrado Coração), mais conhecido como Lula Bastos, o qual realizou trabalhos em fotografia com grandes nomes da música brasileira, atuou no “Jornalistas Livres” e “Coluna Popular”. Ele trouxe sua experiência no jornalismo independente abordando isso como uma forma de alternativa para o jornalismo comum de grandes mercados midiáticos, mostrando as dificuldades e pontos positivos presentes.

Ao retratar o fotojornalismo como área de atuação escolhida, contou sobre os seus melhores trabalhos, trazendo exemplos e contextualizando a história de cada fotografia que escolheu mostrar. Ele relatou certa diferença entre os jornalistas livres e a imprensa comum, dizendo que às vezes a mídia independente ganha mais privilégios em alguns trabalhos por não estar ligada a nenhuma “rede manipulada”, em contrapartida, algumas pessoas alegam não ter credibilidade as notícias que eles publicam, já que são livres e não precisam arcar com patrocinadores.

A palestra agregou muito aos alunos, possibilitando um melhor entendimento das diferentes áreas do jornalismo, como retratou a aluna do 1° ano do curso, Joyce Lopes, que também trabalha com fotografia. “Foi muito interessante a maneira como os dois palestrantes do segundo dia trouxeram assuntos importantes como o jornalismo educacional e o independente. A parte que eu mais gostei foi sobre fotografia, o Lula tem uma ótica muito marcante para realizar trabalhos fotojornalísticos e é muito interessante perceber que o jornalismo independente alcança a sociedade de uma forma que o jornalismo privado muitas vezes não consegue”.

Registro feito pelo fotógrafo Lula Bastos. (Foto: arquivo pessoal)

Finalizando a conversa, após responder várias perguntas dos alunos e participantes do evento, o convidado deixa um conselho àqueles que estão em busca do sucesso no jornalismo dizendo que para se destacar é preciso pensar fora da caixa e inovar. Usando uma fotografia dele como exemplo mostra que é preciso olhar ao seu redor e captar um momento único, que mais ninguém havia notado, assim terá um diferencial.

Em depoimento após a palestra, Lula expressa como foi a sua participação nessa 3ª edição do Jornalismo em Pauta. “Além de ter sido um momento único, poder dividir o conhecimento com o pessoal que está chegando agora foi muito bom”, encerra mostrando a importância de ter palestrado na mesma faculdade em que se formou “fora que em vários momentos me lembrei muito dos anos em que estudei na USC e foi muito nostálgico”.