As faculdades de Bauru recebem alunos de diversas cidades da região

Evelin Nunes

001via

Crédito: lemgospel

Época de provas, seminários, entrega de trabalhos para conclusão do curso, sem dúvidas, quando o fim do semestre se aproxima, os estudantes adotam uma rotina cansativa e extremamente corrida. E aqueles que moram em cidades próximas a Bauru e viajam todos os dias para ir à faculdade, será que conseguem dar conta de todos os afazeres?
O estudante do curso de Farmácia na Universidade Paulista (UNIP) Paulo Eduardo, 18 anos, trabalha e estuda em Bauru, mas reside em Duartina, portanto viaja cerca de 3 horas por dia.
‘’Se eu morasse em Bauru acredito que teria um desempenho bem melhor tanto no trabalho como na faculdade. Já aconteceu de chegar atrasado em dia de prova, por conta do ônibus quebrar’’, relata Paulo Eduardo.
O estudante Lucian Ticianeli do curso de Engenharia Agronômica, na USC, é da cidade de Ibitinga e já presenciou diversas cenas de risco no trânsito. ‘’ Viajo todo dia e é super cansativo, são 3 horas dentro do ônibus diariamente, e para a maioria que trabalha durante o dia é, de certa forma, um tempo perdido, porque poderíamos estar descansando ou estudando’’, comenta Lucian.
Para conciliar o trabalho com a faculdade, os estudantes que enfrentam estradas todos os dias, organizam uma rotina que não interfira no desenvolvimento profissional como acadêmico, pois acreditam que quando se quer algo, o esforço é o principal meio para consegui-lo.