Boas notas exigem bons trabalhos, assim é o fim de ano acadêmico, com muitas provas, apresentações de seminários e trabalhos

Mayrilaine Garcia

Student in a library surrounded by piles of books

Crédito: Instructables

Está próximo o fim de mais um semestre dos alunos da USC. Assim, também estão próximas as mais estressantes e cansativas semanas dos graduandos, que é o início das provas, as P2. Além das provas, como avaliação, os alunos apresentam seminários.
O seminário é uma atividade avaliatória, que, em alguns casos, são substituintes das provas ou são complementos das notas. Realizado em equipe ou individual, o seminário trabalha em um problema, no caso, um tema estabelecido pelo professor, para ser apresentado oralmente nas salas de aula. O trabalho requer muito esforço e também muita dedicação dos alunos, tanto em sua produção como tambémna apresentação,para resultar em uma boa nota.
Toda produção têm suas dificuldades, e na do seminário, surgem algumas como: a divisão para realizarem as pesquisas; o sorteio dos elementos que cada integrante do grupo ficará responsável; discórdias; contratempos e muita correria, ainda mais para aqueles alunos que trabalham ou que moram em cidades diferentes da Universidade e dos outros integrantes de seu grupo.
Ligia Fabiana, aluna do segundo semestre de Pedagogia, conta que no primeiro semestre foi difícil a conciliação, pelo motivo dos integrantes de seu grupo não se conhecerem direito e não ter tanta intimidade, mas agora, sentiram uma diferença positiva e que até têm suas táticas para a realização dos trabalhos. “Costumamos pegar o tema epesquisar na internet, assim, quando nos reunimos, cada um leva o que achou mais interessante. Além da pesquisa online, também pegamos livros, por indicações dos professores, e fazemos sorteio para ver quem fica com cada capítulo”, conta a aluna.
Como o trabalho é apresentado oralmente, pode causar nervosismo aos alunos. Assim para se aliviarem, necessita de uma boa preparação, com ensaios. “Para nos prepararmos melhor, antes das apresentações, nos reunimos na biblioteca nos dias que não temos aulas presenciais, ou nas duas últimas aulas da matéria que iremos apresentar o seminário e ensaiamos”, finaliza Ligia.
Para conter o nervosismo e ansiedade, uma dica aos alunos é não deixar a produção para a última hora,não acumulando os trabalhos e também não ficar na correria, principalmente durante a semana da apresentação. O importante é que todo esforço resulte em uma boa nota e assim, enfim, poder curtir as tão esperadas férias.