Espetáculo trouxe para platéia uma reflexão sobre a correria do dia a dia e recebeu elogios do público e jurados

Exibindo Teatro 3.jpg

Foto: Vinicius Bomfim

Por: Wesley Contiero

Entre os dias 5 e 9 de outubro foi realizado o 9º Festival Estudantil de Teatro – Universidade do Sagrado Coração, que contou ao todo com  26 espetáculos gratuitos para o público infantil e adulto. Na categoria adulto, um dos destaques foi o espetáculo #DesligaAí, apresentado pela companhia “Cia de Dentro da Casa”, que tem sua sede na cidade de Lins-SP. O espetáculo trouxe uma reflexão sobre a correria da vida moderna, onde muitas vezes o indivíduo se esquece de valorizar pequenos gestos, como dar um simples “bom dia”, como diz o diretor e educador da peça, Junior Medrado.

“Você tem aproveitado melhor o tempo, tem dito um bom dia, visto que existem pessoas ao seu redor? A nossa mensagem é que a vida passa rápido demais e temos que aproveitar, ter histórias para contar.  Hoje é o único dia que você pode fazer alguma coisa, amanhã não terá mais tempo. Essa é a nossa essência, e cada espectador faz a sua reflexão e leva o que tem de melhor do espetáculo”, disse Junior.

Exibindo Teatro2.jpg

Junior ainda ressalta que a peça não se considera grandiosa para dizer o que cada pessoa tem ou não que fazer, porém, busca levar o público a fazer uma reflexão.

“Quando a gente pensou no #DesligaAí, tínhamos esse foco de incomodar. Para nós, o teatro é um espelho, onde o espectador pode se sentir incomodado, pois a gente convida o público a se identificar com algum dos personagens”, comentou.

João Pedro Dos Santos Cruz, de 14 anos, interpreta o “Mc Torresmo” no espetáculo, e falou sobre a reflexão que a peça passa para os próprios integrantes do #DesligaAí de acordo com o seu personagem.

“A cada ano de vida é como se escrevêssemos uma página de um livro. No meu personagem, ele tinha apenas 15 páginas e já estava em uma grande correria em busca do sucesso. Com essa correria, muitas vezes as crianças deixam de viver e aproveitar o dia a dia e, assim, acabam crescendo antes da hora”, disse João Pedro.

Foto: Divulgação FETUSC

Caroline de Souza Rodrigues, estudante de Engenharia Química na USC, que acompanhou o espetáculo, falou sobre a reflexão que o #DesligaAí trouxe.

“A peça nos faz refletir sobre o caos em que estamos vivendo, a falta de tempo e a perda de alguns valores como o respeito ao próximo na hora de saber ouvir e praticar um ato de bondade. Nos faz perceber também quantas coisas simples deixamos de lado em nosso dia a dia por conta da correria e que, às vezes, precisamos esperar algo ruim acontecer para darmos conta do quão importante elas são”, disse.

Pedro Luiz Padovini, integrante da comissão organizadora do evento, se mostrou muito satisfeito com o espetáculo e elogiou a apresentação do grupo.

“A gente, como público, fica com uma sensação do começo ao fim de não conseguir prestar atenção em um único personagem, em uma única cena. A todo  momento eles se misturam e isso nos incomoda enquanto platéia. Ficamos com vontade de perceber um, perceber outro, e não tem condições disso. Essa era exatamente a proposta deles, e esse sentimento passa perfeitinho para a gente. Eu saio daqui pensando que eu não consigo mais focar uma única situação nesse mundo, eu preciso parar e pensar o que eu vou fazer com isso, e foi essa a questão que a gente passou para o grupo”, disse Padovini, que também é professor coordenador da diretoria de ensino de Bauru.

O espetáculo #DesligaAí recebeu três indicações (Melhor Figurino, Melhor Sonoplastia e Melhor Ator Coadjuvante) e acabou conquistando dois dos prêmios (“Melhor Sonoplastia” e “Melhor Ator Coadjuvante, com Ricardo Patrick Ferreira”).