Projeto existe há mais de 20 anos e valoriza as pessoas acima dos 50 anos de idade

Por: Wesley Contiero

Profª Mª Gislaine Aude Fantini, coordenadora do projeto (Foto: Vinicius Bomfim)

Desde agosto de 1993, a Universidade do Sagrado Coração (USC) abriu suas portas para um novo projeto: a Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI). O objetivo é desenvolver ações para promover a integração das pessoas da terceira idade com a comunidade universitária e a sociedade em geral. Desde a sua fundação, o projeto contribui para a melhoria da qualidade de vida oferecendo–lhes oportunidade de atualização cultural e inserção social por meio de cursos, palestras, oficinas, cantos, encontros, dentre outros.

Destinada às pessoas acima dos 50 anos de idade, de Bauru e região, que sejam alfabetizadas, tenham compreensão oral e escrita e que estejam aptas às atividades desempenhadas, a UATI/USC disponibiliza, há mais de 20 anos, várias atividades em uma programação semanal.

O projeto valoriza o idoso, oferece espaços para que exercite sua criatividade, desenvolva seus talentos, compartilhe experiências profissionais/vivenciais, reacendendo a vontade de viver, participar e assumir a sua presença no contexto familiar e da sociedade em geral, instrumentando-os para lutar contra qualquer tipo de discriminação, principalmente contra a autodiscriminação.

Segundo a coordenadora do projeto, a Profª Mª Gislaine Aude Fantini, todas as vagas para o 1º semestre de 2015 estão preenchidas, totalizando 230 alunos matriculados.

“A procura é grande, inclusive, encerramos as matriculas e ainda há procura pelo projeto. Todos os cursos estão com um bom número de alunos e, ao todo, temos 230 matriculados nesse semestre”, explica.

Gislaine ressaltou a procura pelos cursos de idiomas, os mais requisitados do projeto. “Estamos bem animados para o semestre, principalmente para os cursos de línguas, que estão com um número superior do esperado, chegando a ultrapassar o limite”, aponta.

Neste ano, a grade de atividades da UATI conta com diversos temas, oferecendo desde cursos de idiomas como o mandarim, inglês e italiano, até a organização de eventos como Festa Junina e Encontro de Corais. Confira abaixo a programação semanal para o 1º semestre de 2015.

ATIVIDADES

PROGRAMAÇÃO SEMANAL – 1º SEMESTRE DE 2015

Os alunos matriculados na UATI/USC têm a oportunidade de participar de diversas atividades, sendo elas: Eixo Central

• Lição dos Grandes Mestres