Espetáculo representou acontecimentos atuais de nossa sociedade em meio aos últimos passos de Cristo

Mayrilaine Garcia

Exibindo Fotos matéria Via Sacra (2).jpg

(Foto: Samantha Ciuffa)

Durante mais um ano, a Universidade Sagrado Coração realizou, entre os dias 30 de março e 01 de abril, a encenação da Via Sacra.

O espetáculo “Autores da Paz” foi composto pelos graduandos de Educação Artística (Artes Cênicas) da USC, com participação de alguns alunos do curso de Música, também da Universidade, que compuseram o núcleo contemporâneo do espetáculo.

Cada edição aborda um tema diferente para intercalar com as estações da Via Sacra. Na apresentação desse ano, o núcleo baseou na temática da Campanha da Fraternidade 2015, com o tema: “Fraternidade: igreja e sociedade”.

Para representar a temática, em comparação da passagem bíblica, alguns atores interpretaram moradores da fictícia cidade Beira do Fim, se organizaram em manifestações em que propuseram mudanças frente aos problemas enfrentados, que devem partir de cada um.

“Gostei muito do espetáculo esse ano, a dedicação e empenho de cada personagem ficaram visíveis e a participação do coral com os alunos de música abrilhantou o evento. A encenação além de representar uma famosa passagem da bíblia também conseguiu passar uma bela mensagem e mostrar a realidade que vivemos”, opina o aluno Felipe Gabriel Silva, 19, estudante de Publicidade e Propaganda, que acompanha o espetáculo há 3 anos.

Exibindo Fotos matéria Via Sacra (3).jpg

(Foto: Samantha Ciuffa)

O espetáculo é uma das apresentações mais importantes que os alunos produzem. O núcleo teatral é composto por graduandos de todos os períodos do curso de Cênicas, em que cada um tem sua função, desde os bastidores até a apresentação, são elas: confecções dos figurinos e cenário, sonoplastia, produção (musical e organização), maquiagem, atuação, entre outras.

Essa edição trouxe algumas novidades, uma entre elas foi a entrada solidária, em que na doação de uma roupa em boas condições dava direito a um convite. As peças arrecadadas farão parte do bazar solidário em prol das missões socioeducativas do Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ).

Por ser um evento que lida com o emocional de quem contempla a peça, cada detalhe, desde expressão dos atores, trilha sonora, iluminação, fica como essencial, tanto na elaboração quanto na encenação.

“Junto com a mudança dos temas, vem também a oportunidade para evoluirmos. Diante criticas e observações feitas em edições anteriores buscamos melhorar e acrescentar o que achamos preciso e, por isso nesse ano creio que foi a melhor Via Sacra que apresentamos. Acrescentamos funções especificas na produção, além de outras mudanças feitas no cenário que ajudaram na valorização da apresentação”, relata Erica Molina Santos, 21, aluna do terceiro ano, que trabalhou na iluminação do evento.

Exibindo 11062420_819905578084660_6589142005219502610_n.jpg

(Foto: Samantha Ciuffa)

A supervisão é feita por Valéria Biondo, coordenadora do curso de Artes Cênicas; a preparação corporal de parte do grupo ficou por conta da Professora Flávia Hiroki e o responsável pela sonoplastia e preparação vocal foi o Professor Irandi Daroz.

A peça deixa a reflexão para o público se conscientizar sobre o papel de cada um em meio dos problemas atuais que estamos vivendo em nossa sociedade. A reflexão é correspondente à mensagem “Eu vim para servir”.

Exibindo Fotos matéria Via Sacra (4).jpg