Evento da USC atende estudantes do 3º ano do ensino médio para conhecer mais sobre a universidade e esclarecer dúvidas sobre os cursos

Amabilly Dias

A Universidade do Sagrado Coração está com inscrições abertas até o dia 5 de setembro, sexta- feira, para os alunos que desejam ser monitores na Feira das Profissões 2014, que será realizada no dia 17 de setembro. Os monitores deverão auxiliar alunos que estão cursando o 3º ano do ensino médio e que visitarão a USC para conhecer a instituição, esclarecer dúvidas e aprender mais sobre os cursos.

feira

Alguns alunos da USC que já foram monitores compartilharam com a gente como foi essa experiência:

Lenize Vargas dos Santos, 20 anos, que cursa Biomedicina, foi monitora na Feira das Profissões em 2012 e 2013 no período da tarde e da noite no estande de Biomedicina. “Você esclarece algumas dúvidas sobre a própria profissão para as pessoas que passam por ali e acabam tendo interesse/curiosidade: “O que é? O que se faz?”, essas coisas”, conta.

No ano passado, no estande de Biomedicina, alguns microscópios foram usados para atrair a atenção do público contendo lâminas com células/espermatozoide. “Sempre fica um professor responsável pelo período e ele nos instrui em algumas coisas, falando mais sobre a profissão que você mesma escolheu”, diz Lenize.

A estudante também contou que a experiência foi legal, e que é bom mostrar o porquê da escolha da profissão. “Você percebe que as pessoas ficam realmente interessadas pelo curso. Creio que a feira é para isso. Além de atrair mais estudantes, acaba tirando dúvidas do que escolher, do que ser “quando crescer”. Muitas pessoas acabam o 3º colegial sem ao menos saber o que fazer, qual carreira seguir. A feira ajuda muito a entender sobre cada profissão que a universidade oferece para não haver erros.. Aquele pensamento de que está fazendo a coisa errada”, complementa a estudante.

Outro aluno que participou do estande foi Gustavo Diccine, 23 anos, que cursa o 4º ano de Jornalismo. Ele foi monitor em 2012 no período da noite, quando acompanhou alunos de quatro escolas para apresentar algumas curiosidades para os adolescentes sobre a USC. Para isso, teve que se preparar bastante, aprendendo mais sobre a instituição.

O estudo foi feito com o auxílio do material fornecido pela coordenação do evento. Junto com outros monitores, fez uma tour pela universidade acompanhando os visitantes. Quando perguntado sobre como foi a experiência, Gustavo disse que gostou de ser monitor, mas que não se inscreveria de novo pois dá muito trabalho.

Letícia Toledo Garcia, 21 anos, também estudante de Jornalismo, foi monitora na Feira das Profissões em 2012 e 2013, no período da noite e ficou no estande do seu curso.

“A função dos monitores dos estandes é auxiliar os visitantes com orientações e explicações. Nós tínhamos que chamar a atenção para o estande de Jornalismo, entregar folders, explicar as grades do curso e contar as minhas próprias experiências, como optei pelo curso e pela faculdade.  Tirava dúvidas de estágio, projetos de extensão e também já fazia o cadastro de alunos interessados em prestar o vestibular da USC” , explica.

Letícia também relatou que teve orientações da coordenadora do curso e de alguns veteranos que já haviam participado da feira anteriormente, sobre como responder as perguntas dos alunos visitantes e orientá-los sobre o curso.

A estudante gostou da experiência. “Foi muito legal! É sempre bom participar da feira, e ajudar aqueles que estão na dúvida assim como eu já fiquei um dia. O melhor nisso tudo é você cruzar nos corredores com pessoas que você orientou e ver que elas tomaram a melhor decisão ao escolher o curso de Jornalismo e optar pela USC.”

Letícia se surpreendeu com o movimento da feira. “Nossa! É muito lotado! Fica quase impossível andar pelos corredores, mas tem muita gente interessada. Um caso que me marcou muito e tivemos até um feedback super positivo, foi na feira do ano passado, quando uma aluno do 3º ano foi à feira com a escola e parou no nosso estande. Ela estava super em dúvida, mas conversei com ela, que fez a inscrição para o vestibular, depois conversou com a coordenadora do curso elogiando a feira e dizendo que estava encantada. Nós acabamos ficando amigas no Facebook e hoje ela é minha bixete, está no primeiro ano e amando o curso assim como eu, mas sem influência nenhuma, ela ama do fundo do coração dela”, finaliza Letícia.

feira (1)

Como fazer a inscrição para monitor

Os alunos interessados devem realizar a sua inscrição no Centro de Ciências Humana, de segunda à sexta, das 13h às 22h.

Além de poder escolher em qual período auxiliará durante toda a feira, o estudante receberá um certificado para as AACCs (Atividades Acadêmico-Cientifico-Culturais).