“Comunicação e Mobilidade: Vínculos e Rupturas” é a temática para o evento nesse ano

Exibindo 10460540_1414375291911430_8399477762236973876_n.jpg

Mayrilaine Garcia e Nathália Piccoli

Como ascensão do Programa de Extensão Comunicação 3.0 e também pelo terceiro ano, como promoção do Grupo de Pesquisas Comunicação, Mídia e Sociedade (GPECOM-USC) será realizada na Universidade Sagrado Coração,durante os dias 14,15 e 16 de abril, a 4ª Jornada Científica de Comunicação Social.

Organizado pelos cursos de Comunicação da Universidade, o evento tem como objetivo incentivar o conhecimento científico dos participantes.  Como responsáveis estão: Daniela Bochembuzzo, coordenadora do curso de Jornalismo; Penélope Santos, coordenadora do curso Relações Públicas e Vitor PachoniBrumatti, coordenador do curso Publicidade e Propaganda. Em conjunto das coordenações, alunos de respectivos cursos também trabalham na organização.

Programação:

Sessões de apresentações orais serão umas das programações do evento, em que graduandos eegressos em Jornalismo, Marketing, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas têm a oportunidade de expor trabalhos realizados no interior de disciplinas do componente curricular.

Vitor Brumatti avalia como enriquecedora essa programação da Jornada. “O intuito é estimular a produção científica nos alunos e também nos professores. A ideia é dar visibilidade aos materiais produzidos, pois temos muitos produtos de qualidade e em grande quantidade. Além de termos a chance de ver o que está sendo produzido em outras instituições, principalmente nos níveis de mestrado e doutorado, que é muito interessante trazer para a discussão”, explica o coordenador.

Tanto alunos da USC quanto externos podem expor suas produções. Projetos de Iniciação Científica, Seminários, e TCCs são exemplos de materiais para exposição.

Maria Luísa Bergamasco, 22, aluna do 4ª ano de Jornalismo da USC, inscreveu seu projeto de Iniciação Científica, cujo tema é: “Adeus impresso: Os determinantes tecnológicos nas mudanças de perfil, hábitos e interesses de o leitor para o internauta”, para apresentar no evento. “Meu trabalho visa estudar os leitores de dois veículos de comunicação de Bauru, que são: JC (jornal impresso) e JC Net (jornal digital). A temática envolve o impacto tecnológico no leitor e, principalmente, no veículo impresso. Por isso, vou apresentar dentro da categoria: “tecnologia”, abordando seu impacto na sociedade, inclusive nos meios de comunicação”, explica Maria Luísa.

Os trabalhos passarão por processo de aprovação. E no dia 10 de abril serão divulgados os produtos aprovados, conforme os critérios de avaliação, que depende da coerência e seguimento da proposta de apresentação.

Esse tipo de programação vincula como um diferencial para o aluno em sua participação no evento. “Os alunos que decidem participar da jornada tendem a acrescentar algo no repertório. Além disso, a experiência servirá de treino para a futura apresentação do TCC”, finaliza a aluna.

Além das apresentações de trabalhos, também terão oficinas epalestras com os convidadosCarolina Terra, atual gerente de mídias sociais na Nestlé e Marcos Giovanella, diretor de Marketing na Prefeitura de Curitiba, que tratarão sobre a temática abordada.

“O convite está aberto a todos os períodos dos cursos, especialmente aos calouros, para conhecerem a área científica, e também as diferentes vertentes da Comunicação, em que há um campo de pesquisa muito rico, no qual nos dedicamos a aprofundar e conhecer melhor. É muito importante vivenciar conosco essa experiência!”, relata Vitor deixando um convite á todos os interessados.

Inscrições:

As inscrições para envios de trabalhos a serem apresentados na Jornada terminam nessa sexta-feira (27), e podem ser feitas através do link: http://www.usc.br/eventos/4jccs/

Onde também se encontram mais informações.

Investimento:

ALUNOS USC: R$22,00

ALUNOS EXTERNOS: 40,00

OBS: Para certificar sua vaga é necessário o pagamento do boleto.

Contato:

Daniela Bochembuzzo