Edmilson Cabelo, palestrante do último dia do Comunica, comenta sobre o marketing regional, comunicação local e expectativas para o profissional da área.

Edmilson Cabelo, palestrante do último dia do Comunica. (Foto: Wesley Contiero)

Por: Vitória Maffei

Edmilson Cabelo foi o palestrante do Comunica 2016, na noite do dia 14 de abril, realizado na Universidade do Sagrado Coração (USC). O tema da palestra “Marketing Regional e Comunicação Local: Case GM/Chevrolet” foi dirigida aos alunos de Publicidade e Propaganda.

Confira entrevista exclusiva com Edmilson Cabelo para o Círculo_On:

Círculo_On: Qual  o desafio do profissional do marketing  no desenvolvimento de estratégias locais?

Edmilson Cabelo: O grande desafio é mostrar para esse anunciante local que o que a gente tem aqui não só qualidade de produção e execução, mas também capacidade de adaptar meios que ele conhece em outro mercado, e que ouve muito falar em mercado global ou nacional aqui também localmente. Ferramentas parece que só funcionam em grandes capitais e isso não é verdade.

Cícurlo_On: Em que pontos o marketing regional tem provocado mudanças na publicidade?

Edmilson Cabelo: Cada vez que o anunciante se propõe a falar mais de perto com o consumidor, ele sempre ganha ponto. Marcas locais podem falar de forma global e marcas globais podem falar com o local. Hoje estamos falando muito de transparência, de vontade, de valor verdadeiro e custo beneficio, então, a comunicação mais acertada, mais próxima, mais humanizada com o público ganha pontos.

Círculo_On: Você acredita que isso é uma tendência?

Edmilson Cabelo: Para nós não, sinceramente, modéstia à parte a gente já faz marketing regional da  General Motors há 20 anos, mas na época foi muito inovador.

Círculo_On: De que forma a comunicação local permite uma aproximação maior com o público?

Edmilson Cabelo: Você abre novos canais, por exemplo, uma concessionária deixou de ser uma entregadora de carros. Na verdade, estamos entendendo que as pessoas tem ido menos à concessionária para pesquisar  porque se tem outro meios para pesquisar, principalmente a internet considerada, hoje, o primeiro ponto de consulta. Quando a pessoa vai na concessionária ela sabe qual o produto que precisa, no caso o carro. Então o vendedor tem que estar mais preparado.

Círculo_On: Quais os benefícios do marketing regional e a comunicação local para a empresa?

Edmilson Cabelo: Proximidade com o consumidor, expressão de verdade e de materialidade. Você existir na internet, mostrar que está lá e por perto, possibilita a confiança do consumidor que é o que pesa hoje.

Círculo_On: Quais as expectativas para atuação do profissional de marketing nos próximos anos?

Edmilson Cabelo: Atualização, tem que se atualizar muito, ficar muito atento, não pode ter preconceito e tem que estar despido de vícios e manias,  pensar, buscar novidades e se aprofundar no assunto.

Círculo_On: E como ele deve se preparar para o mercado?

Edmilson Cabelo: Ele deve se aprofundar e ficar muito atento. Hoje a possibilidade de produzir algo que já foi produzido é maior, mas não tem a desculpa do “eu não sabia que já tinham feito isso”. Pensou em slogan super legal, “sacado”, digita ele no Google para saber.