Tarde de segunda-feira foi marcada por encontros entre irmãos separados em abrigos diferentes
Adham Marin/Especial para o Jornal da Cidade
Fotos: Samantha Ciuffa
Abraços apertados e corre-corre marcaram o momento de chegada das cerca de 80 crianças e adolescentes que participaram, nesta segunda-feira, do 3.º Encontro de Abrigos. Realizado anualmente no Fortaleza Atlético Clube, na Vila Falcão, a iniciativa tem como principal objetivo promover o encontro entre irmãos separados em diferentes casas durante o processo de abrigamento. Como a destinação das crianças segue critérios de idade e sexo, muitas vezes, o encontro entre eles acontece apenas durante audiências judiciais.
Uma adolescente de 16 anos que participou da festa conta que é muito difícil se separar dos amigos e da família. A estudante, cuja identidade foi preservada em respeito ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), recebeu, aos pulos e gritos, o irmão que não via há cerca de 6 meses. “É muito difícil de aceitar. Às vezes, eu fujo só pra ver meus antigos amigos do bairro. Passo a tarde lá e volto à noite pro abrigo, mesmo sabendo que posso receber algum castigo. O coração fala mais alto”, relata a garota, que já se encontra abrigada há aproximadamente três anos.
Um outro estudante, de 9 anos, também falou, enquanto jogava água no irmão mais novo, da felicidade do reencontro. A história de ambos não era para ser tão triste já que eles vieram do Paraná para serem adotados pela mesma família, após serem retirados da mãe por se encontrarem em situação de vulnerabilidade social.
Depois de alguns meses, contudo, a família desistiu da adoção e devolveu os irmãos, que acabaram separados em abrigos diferentes. “Eu tenho muita saudade do meu irmão daqui e dos meus outros irmãos também. Hoje, a gente vai brincar o dia inteiro”, disse, já correndo atrás do irmão para voltar à brincadeira.
Colaboradores
Segundo Tatiana Calmon, uma das organizadoras da festa, o evento só ocorre graças à generosidade da doação dos colaboradores. Em uma iniciativa conjunta do Clube Fortaleza, Restaurante do Cícero e dos grupos de voluntários Tricoteiras do Face e do Esquadrão do Bem, a ação abre as portas para as comemorações do Dia das Crianças nas comunidades carentes de Bauru. Neste ano, os clubes Rotary e Rotaract de Bauru Terra Branca também participaram das arrecadações. “Além dos seis abrigos que atendemos, as doações são tantas que, durante a semana, vamos levar alegria também às comunidades carentes da cidade”, aponta.
O evento foi realizado pelo terceiro ano consecutivo na cidade e contou com distribuição de brinquedos e guloseimas, além do almoço e de uma tarde inteira na piscina.
“Foi muito legal porque, no dia a dia, a gente tem que seguir uma rotina e, aqui, a gente pode esquecer um pouco dos problemas”, relatou uma das adolescentes.