Letícia Peña, aluna da USC, participa do curso oferecido por militares que tem como objetivo aproximar jornalistas e militares, Ecam

Bruna Pessoa Sampaio

A aluna Letícia Peña, do 2º ano de jornalismo da USC, participou do primeiro Ecam, Estágio de Correspondentes de Assuntos Militares, em São Paulo. O encontro aconteceu de 19 a 22 de outubro. O curso é oferecido pelo Comando Militar do Sudeste (CMSE) do exército brasileiro. O encontro acontece desde agosto de 2013, mas em 2015 ocorreu pela primeira vez em São Paulo, com duração de quatro dias. O principal objetivo do curso é instruir os profissionais de jornalismo que almejam trabalhar com a cobertura de conflitos.

O Ecam teve 350 inscritos, para 40 vagas. Os selecionados foram os que melhor responderam a pergunta: “Por que você quer participar do ECAM 2015?”. As atividades ocorreram nas instalações do Quartel General do Ibirapuera, onde os participantes puderam vivenciar simulações de jogos de guerra.

Leticia Peña fala ao Círculo sobre sua experiência e conta como foi o processo seletivo. Ela informa que ficou sabendo através da página do Facebook, Casa dos focas. “A rotina era bem disciplinada, com horário inicial de 7h e ia até 19h, tínhamos horário para almoçar e mudar de sala bem rígidos, sem atrasos”, diz.

O que considera um ponto positivo, pois mantinha a organização e perfeição do evento, as refeições eram oferecidas pelo exército, assim como apostilas, camisetas, pen drive, bolsa, e ração operacional. O evento é gratuito.

“Tivemos varias atividades, realizada por pessoas de renome, grande parte das aulas por coronel e tenentes coronel do Ccopab (Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil), William Waack da globo, Roberto Godoy do estadão, e o redator chefe da revista veja que acompanhou nosso trabalho durante as coberturas de jogos de guerra, que foi um dos exercícios”, conta.

Letícia informa de antemão, aos que ficaram interessados, que pretendem realizar o evento anualmente na cidade de São Paulo.

Link para acesso da página no Facebook: Casa dos Focas