Amanda Medeiros / Círculo

Imagens e vídeo: Luiz Augusto Salles e Mayrilaine Garcia / Círculo

Imagem de divulgação 7º Encontro de Extensão /Reprodução: site USC

O VII Encontro de Extensão da Universidade do Sagrado Coração (USC) está com as inscrições abertas tanto para o público quanto para submissão de trabalhos até o dia 24 de abril. O evento promovido pela Pró-Reitoria de Extensão e Ação Comunitária  tem como objetivo socializar com a comunidade acadêmica as ações de extensão realizadas pela universidade nos programas e projetos desenvolvidos em 2016. O encontro é gratuito, será realizado de 02 a 05/05 e contará com uma programação dinâmica, em que nos seus dois primeiros dias ocorrerá apresentações de trabalhos orais e banners e nos dois últimos, palestras e mesa-redonda com profissionais do ramo comunicacional.

O tema a ser discutido nessa edição do encontro  é “O Papel da Extensão no Fortalecimento das Metodologias Ativas”, colocando em debate a importância do tripé ensino-pesquisa-extensão.

“O Encontro de Extensão é o momento ápice de demonstrar o quanto a universidade tem desenvolvido para sociedade e também e também para a sua comunidade interna estas ações de extensão”, afirma Dorival José Coral, coordenador geral de extensão da USC. Segundo ele, para o aluno a participação é extremamente importante para que ele possa conhecer os projetos. “A extensão tem um viés diferente. É a aplicabilidade daquilo que eu estou aprendendo em sala de aula, num contexto prático para a sociedade e sobretudo desenvolvendo ciência, desenvolvendo pesquisa. E esse é o papel da extensão: unir ensino e pesquisa em algo com aplicabilidade social”, acrescenta Coral.

Tiago de Moraes e o pôster no Encontro de Extensão de 2016. Trabalho sobre a série de crônicas jornalísticas e narrativas humanizadas foi classificado em 1º lugar no evento. Foto: Arquivo pessoal

De acordo com o coordenador geral, o percentual de alunos que participa dos projetos de extensão ainda é pequeno. Dos 5.500 alunos, 1.536 se inscreveram para participar dos 43 projetos e apenas 894 foram selecionados. Isso corresponde a 16,25% do total de alunos.

Tiago de Moraes , aluno do 4º ano do curso de Jornalismo da USC e ex-integrante do Círculo, salienta a importância da participação no evento: “Participei de duas edições do Encontro de Extensão, e as duas edições eu posso falar que foram maravilhosas, trouxeram experiências fantásticas. Na primeira eu apresentei um pôster pela primeira vez na universidade, teve toda aquela questão de ser avaliado, aquele frio na barriga. “

Tiago afirma que o encontro é um grande palco para exibir as funções que os projetos exercem: “São alunos orientados por um professor que tendem a oferecer soluções a uma demanda da sociedade através do conhecimento científico, das competências adquiridas na graduação. O Encontro é um momento de troca, porque a extensão também tem um caráter emancipador,  são alunos de vários anos, com vivência e experiências diferentes, você acaba conhecendo o que os demais projetos de extensão desenvolvem”. Segundo ele, a extensão é bastante importante para o aluno. No caso do jornalismo, Tiago ressalta que é a oportunidade de pensar em conteúdo humanizado, disseminar saberes e exercer a cidadania no jornalismo.

Tiago de Moraes e João Rafael Venâncio apresentando pôster sobre a transição do Círculo para as plataformas digitais, no Encontro de Extensão 2015. O trabalho ficou em segundo lugar. Foto: Arquivo pessoal

No vídeo a seguir, Dorival Coral e Tiago Moraes falam sobre a importância do Encontro  e da atividade de extensão universitária:

Fonte: Coordenadoria Geral de Extensão da USC. ARTE: VC/CÍRCULO

Para saber mais sobre a programação, submissão de trabalhos e inscrições, consulte a página oficial do VII Encontro de Extensão da USC

Outras informações:
Coordenadoria Geral de Extensão
E-mail: extensao@usc.br
Telefone: (14) 2107-7324 / 7398

Sobre os Programas de Extensão da USC:

Conheça os Projetos de Extensão:

Colaboração (gravação de depoimento em vídeo e fotos de arquivo pessoal): Tiago Moraes