Jovens estudantes se preparam para a avaliação de ensino superior

Enade

(Foto: ESTÁCIO)

Débora Maroneze

Na terça-feira (31), os alunos dos cursos de Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Jornalismo da Universidade Sagrado Coração (USC), tiveram uma palestra com informações sobre o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). Os palestrantes, que são professores da própria universidade e fazem parte do programa “Saber Em Rede”, explicaram como será o processo de preparação para a prova.

O programa “Saber Em Rede”, da USC, por meio de palestra dada pelos professores Márcio Henrique Castilho Cardim (de gastronomia) e Ester Tereza Senger Petroni (de psicologia), teve o objetivo de ajudar e tirar as dúvidas dos estudantes que farão a prova do ENADE em 2015. A equipe deste projeto, que é formada por membros e professores da própria instituição, acompanha os resultados da avaliação e trabalha para que os alunos tenham um bom desempenho na prova.

O ENADE é um componente obrigatório curricular e se baseia em uma avaliação realizada pelos universitários. A prova visa avaliar e acompanhar o processo de aprendizagem e a qualidade do ensino superior. São avaliados todos os estudantes do primeiro ano (ingressantes) e os do último ano (concluintes), e caso o aluno não participe da prova, ele fica como “irregular”, ou seja, não pegará o seu diploma.

João Cleber fez a prova do ENADE em 2014

João Cleber fez a prova do ENADE em 2014. (Foto: Débora Maroneze)

João Cleber, 22, que se formou no final do ano passado em Arquitetura e Urbanismo na USC, participou da prova do ENADE, e conta como foi a preparação e a prova.“Eu participei de várias palestras antes da prova, os professores explicaram tudo sobre o ENADE, o que é e como acontece. Sempre tirou todas as dúvidas e nos incentivou a dar o nosso melhor”.  E sobre a prova, ele diz “parecia que era prova de vestibular, um domingo, ansiedade e muitas pessoas no local, e o conteúdo era tudo que eu já tinha visto na faculdade durante os cinco anos”.

Os cursos que serão avaliados neste ano são: Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Internacionais, Administração, Design, Ciências Contábeis, Design de Moda, Gestão de Recursos Humanos, Gastronomia, Psicologia e Marketing. A prova ocorrerá no dia 22 de novembro de 2015, às 13 horas, e tem duração de quatro horas. A avaliação tem 40 questões, sendo 30 da parte de formação específica da área, 10 da parte de formação geral, e questões de múltipla escolha e dissertativas nas duas partes.

Para mais informações entre em contato com o programa ” Saber em Rede ” através do e-mail : enade@usc.br e telefone: (14) 2107-7386.