Os alunos do curso de Jornalismo produziram programas ao vivo com temas diversificados

Alunos de Jornalismo após a apresentação

Alunos de Jornalismo, após a apresentação do programa ao vivo. (Foto: Alex Costa)

Evelin Nunes

Os alunos do terceiro ano do curso de Jornalismo apresentaram no mês de março uma série de programas ao vivo, intitulada Rádio em Debate. A atividade foi desenvolvida para a disciplina de Laboratório de Jornalismo Radiofônico II, com a orientação da Professora Mª Daniela Bochembuzo . Cada programa ao vivo trazia uma enquete, reportagem e uma entrevista com algum profissional que pudesse falar abertamente sobre o tema proposto. Durante a série, os alunos trouxeram conteúdo sobre a Rádio Educativa; Rádio Pirata; Rádio Comercial FM; Podcasting; Rádio na Internet; Rádio Digital, Rádio Comercial AM e Rádio Comunitária.

Guilherme Campanholi e alunos de Jornalismo

Guilherme Campanholi e alunos de Jornalismo. (Foto: Alex Costa).

O grupo constituído pelas alunas Ana Sílvia Souza, Brayane Camargo, Débora Maroneze  Marcela Gambini e Mariana Ribeiro Camargo, realizaram o programa ao vivo com o tema Rádio Pirata e mostraram algumas curiosidades e dificuldades que envolvem este serviço.  A aluna Brayane Camargo entrevistou o advogado Cirineu Fedrix e destacou alguns pontos importantes para construção do programa ‘’ O principal cuidado foi não misturar temas, e não fugir do gancho, pois o nosso entrevistado era um advogado que tinha uma rádio comunitária, mas que era pirata, e nosso medo era fugir do assunto pirata e falar mais sobre rádio comunitária’’. A estudante disse que no momento da apresentação estava bastante nervosa, mas que conversar antes com o entrevistado a ajudou muito.

João Pedro Godoy entrevistou Guilherme Campanholli que é responsável pela plataforma web da rádio 96 FM da cidade de Bauru ‘’ O tema proposto foi rádio na internet e escolhemos por falar das rádios online, já que tem mais proximidade com nosso cotidiano e é algo que não temos muito conhecimento’’. Para João um dos seus erros foi falar rápido durante o início do programa, mas que no decorrer da apresentação conseguiu controlar a ansiedade. O trabalho também foi desenvolvido por Adham Felipe Marin, Letícia Aguiar, Natália Lemos e Caroline Figueiredo.

Aluno Renan Watanabe na preparação para a entrevista.

Aluno Renan Watanabe na preparação para a entrevista. ( Foto: Pedro Sacardo)

Para finalizar a série de programas ao vivo, os alunos Isabella Lima, Mayara Crepaldi Chaves, Renan Watanabe, Pedro Sacardo e Vitor Manfio desenvolveram um trabalho com o tema Rádio Comunitária. ‘’ O nosso grupo foi o último a se apresentar e havia toda a pressão de tentar melhorar e aprender com os outros programas’’ relata Renan. O aluno entrevistou o Jornalista e Radialista Reginaldo Viana e enfatiza a dificuldade de lidar com o nervosismo ‘’Algumas perguntas foram excluídas na hora e foi preciso um pouco de agilidade para dar continuidade no programa ’’.

As apresentações foram finalizadas no dia 26 de março e através desta atividade os alunos puderam aprender técnicas para realizar uma entrevista ao vivo e a importância do planejamento de equipe, pois com uma boa organização os resultados tendem a ser melhores.