Os alunos do curso de Jornalismo produziram programas ao vivo com temas diversificados
Evelin Nunes
Os alunos do terceiro ano do curso de Jornalismo apresentaram no mês de março uma série de programas ao vivo, intitulada Rádio em Debate. A atividade foi desenvolvida para a disciplina de Laboratório de Jornalismo Radiofônico II, com a orientação da Professora Mª Daniela Bochembuzo . Cada programa ao vivo trazia uma enquete, reportagem e uma entrevista com algum profissional que pudesse falar abertamente sobre o tema proposto. Durante a série, os alunos trouxeram conteúdo sobre a Rádio Educativa; Rádio Pirata; Rádio Comercial FM; Podcasting; Rádio na Internet; Rádio Digital, Rádio Comercial AM e Rádio Comunitária.
O grupo constituído pelas alunas Ana Sílvia Souza, Brayane Camargo, Débora Maroneze Marcela Gambini e Mariana Ribeiro Camargo, realizaram o programa ao vivo com o tema Rádio Pirata e mostraram algumas curiosidades e dificuldades que envolvem este serviço. A aluna Brayane Camargo entrevistou o advogado Cirineu Fedrix e destacou alguns pontos importantes para construção do programa ‘’ O principal cuidado foi não misturar temas, e não fugir do gancho, pois o nosso entrevistado era um advogado que tinha uma rádio comunitária, mas que era pirata, e nosso medo era fugir do assunto pirata e falar mais sobre rádio comunitária’’. A estudante disse que no momento da apresentação estava bastante nervosa, mas que conversar antes com o entrevistado a ajudou muito.
João Pedro Godoy entrevistou Guilherme Campanholli que é responsável pela plataforma web da rádio 96 FM da cidade de Bauru ‘’ O tema proposto foi rádio na internet e escolhemos por falar das rádios online, já que tem mais proximidade com nosso cotidiano e é algo que não temos muito conhecimento’’. Para João um dos seus erros foi falar rápido durante o início do programa, mas que no decorrer da apresentação conseguiu controlar a ansiedade. O trabalho também foi desenvolvido por Adham Felipe Marin, Letícia Aguiar, Natália Lemos e Caroline Figueiredo.
Para finalizar a série de programas ao vivo, os alunos Isabella Lima, Mayara Crepaldi Chaves, Renan Watanabe, Pedro Sacardo e Vitor Manfio desenvolveram um trabalho com o tema Rádio Comunitária. ‘’ O nosso grupo foi o último a se apresentar e havia toda a pressão de tentar melhorar e aprender com os outros programas’’ relata Renan. O aluno entrevistou o Jornalista e Radialista Reginaldo Viana e enfatiza a dificuldade de lidar com o nervosismo ‘’Algumas perguntas foram excluídas na hora e foi preciso um pouco de agilidade para dar continuidade no programa ’’.
As apresentações foram finalizadas no dia 26 de março e através desta atividade os alunos puderam aprender técnicas para realizar uma entrevista ao vivo e a importância do planejamento de equipe, pois com uma boa organização os resultados tendem a ser melhores.