Peças de teatro, contação de histórias e curta-metragem são outros atrativos do evento

Guilherme Müller

A  feira iniciou na última terça-feira, 07/04, e se estenderá até domingo, dia 12/04. O evento acontece das 8h às18h, no Centro Cultural Carlos Fernandes Paiva, que fica na Avenida Nações Unidas, 8-9. O evento surgiu em 2001 com o objetivo de promover a literatura infanto-juvenil, partindo do princípio de que a oportunidade de acesso ao material escrito é condição básica para o incentivo à leitura e formação de cidadãos autônomos, críticos e criadores.

Além da exposição e venda de livros e gibis com a presença de distribuidoras e editoras, as atividades paralelas se intensificaram, tornando-se atrativa para outros tipos de públicos. A organizadora, Maria Luiza Araújo fala sobre as atividades: “ Nós teremos contação de histórias, teatro, curta- metragem infantil. Esse ano contaremos com a exposição da Academia Bauruense de Letras” . Maria Luiza ainda explica que a feira recebe a visita das escolas do município, todas agendadas com antecedência. “ Todos os dias recebemos muitas crianças. No sábado, entregaremos um prêmio para os leitores mais assíduos da biblioteca e no domingo teremos duas apresentações de teatro com o pessoal de Lençóis Paulista”, relata Araújo.

Maria Luiza Araújo na Biblioteca Municipal Rodrigues de Abreu

Maria Luiza Araújo, organizadora da Feira na Biblioteca Municipal Rodrigues de Abreu. (Foto: Giovana Alves)

A feira ainda apresentará o concerto didático “Conhecendo os instrumentos musicais”, com a Banda Marcial da EMEI “Dorival Teixeira de Godoy” , entre outras manifestações relacionadas ao estímulo e promoção da leitura e do livro. A programação incluirá também o lançamento do livro “Carlotinha e a Vila do Sorriso”, de Fausto Bergocce.

Sempre preocupado com a acessibilidade, a Biblioteca Municipal Rodrigues de Abreu, estará na área de exposição, apresentando e disponibilizando o equipamento, composto por um computador com teclado em Braile, programa especial, plustek book reader e o scanner que possibilita o acesso à leitura para pessoas com baixa visão e áudio para pessoas cegas. Também haverá a exposição de parte do acervo de livros em Braile e audiolivros infantis e adultos.

Contação de histórias

Palco da Contação de histórias. (Foto: Giovana Alves)

Confira a programação para o final de semana:

Sábado(11)

10h00 – Premiação aos Três Maiores Leitores de 2014 da Biblioteca Central e das Bibliotecas Ramais, no Auditório Helvécio de Barros;
10h30 – Espetáculo “Mala Pout Pourri” com a Cia. Malas Portam, no Auditório Helvécio de Barros;
16h00 – Espetáculo Teatral “A Gata Borralheira” pelo Centro de Dança Corpo Livre, no Teatro Municipal Celina Lourdes Alves Neves;

Domingo (12)
10h00  – Espetáculo Teatral  “A História do Boneco Pinóquio” da Cia Teatral Atos & Cenas (Lençóis Paulista), no Teatro Municipal Celina Lourdes Alves Neves;

15h00 – Espetáculo Teatral “A História do Boneco Pinóquio” da Cia Teatral Atos & Cenas (Lençóis Paulista), no Teatro Municipal Celina Lourdes Alves Neves.