As professoras Kátia Vanzini e Vanessa Grazielli  irão ministrar a oficina nos dias 14, 15 e 16 de abril durante a 4ª Jornada de Científica de Comunicação Social

Por João Rafael Venâncio e Renan Watanabe

Colaboração: Júlia Martins

Publicitária e Professora Vanessa Grazielli, uma das palestrantes da oficina (Reprodução/Facebook)

Na próxima semana, a USC sediará a 4ª Jornada Científica de Comunicação Social. O tema desta edição será “Comunicação e Mobilidade – vínculos e rupturas”. Entre as atividades programadas para o evento, os estudantes poderão participar de uma oficina ministrada por Kátia Vanzini, professora e repórter da TV UNESP e pela professora Vanessa Grazielli Bueno do Amaral.

A oficina tem como tema a Lei de Acesso à Informação, em vigor desde o dia 16 de maio de 2012. A lei regulamenta o direito do cidadão de obter informações sobre o governo, seja ela do poder Executivo, Legislativo e Judiciário. Para os cursos de comunicação, o tema é importante pelo fato de tornar pública as informações referentes à política social, intermediada e divulgada por jornalistas.

Um dos objetivos da oficina é construir conhecimento sobre o tema e todos os mecanismos que estão em torno da veiculação de informações de serviço público. “Como cidadãos, é sempre importante conhecermos as leis que permitem o acesso a informações públicas. Como jornalista, conhecer a lei é uma exigência da profissão. Nossa oficina tem a pretensão de incitar entre os alunos o interesse em conhecer melhor esse tipo de legislação, principalmente a brasileira, considerada atualmente uma das melhores do mundo”, afirma a professora Vanessa Bueno.

Os assuntos abordados na oficina serão tratados pelas professoras para possibilitar o esclarecimento de dúvidas relacionadas à lei e proporcionar a interação sobre o assunto. “Abordaremos a Lei de Acesso à Informação (LAI), os avanços e desafios no Brasil e na América Latina; os aspectos da lei no Brasil e quais são os benefícios para os profissionais de comunicação, especialmente o jornalista, bem como a relação com a ampla publicidade e transparência da administração pública; faremos também um “TOP 10” de dicas de como utilizar as possibilidades da LAI para a prática jornalística.”, conta Vanessa.

Alunos de todos os cursos de comunicação podem se inscrever para a oficina. A professora Kátia Vanzini convida todos os alunos. “Embora a oficina tenha sido elaborada pensando no jornalista e suas ferramentas de apuração de notícias, conhecer sobre a LAI é importante também para outras áreas relacionadas como publicidade e propaganda e relações públicas, principalmente entre aqueles que pretendam trabalhar na administração direta ou indireta”.

Professora e repórter da TV Unesp, Katia Vanzini (Reprodução/Facebook)

As duas professoras irão ministrar a oficina “Lei de Acesso à Informação” nos dias 14, 15 e 16 de abril, às 15h30, no Laboratório F-10, da Universidade Sagrado Coração. São 40 vagas.  As inscrições estão abertas até o dia 14. Clique aqui para inscrever-se. A taxa de inscrição é de R$22,00.