61 trabalhos de estudantes da USC e de universidades de Bauru foram selecionados para as sessões de Comunicação Oral nos dias 15 e 16 de abril

Débora Maroneze e Guilherme Muller
Entrevista feita por Giovana Alves

A 4ª Jornada Cientifica de Comunicação Social começa hoje, 14 de abril, às 19h, no Teatro Véritas, na Universidade Sagrado Coração (USC). Além da palestra de abertura com o tema “Comunicação e Mobilidade: vínculos e rupturas” e uma oficina sobre Lei de Acesso à Informação, os alunos que tiveram seus resumos expandidos aprovados irão apresentá-los nos dias 15 e 16 de abril. Os trabalhos são resultado de atividades desenvolvidas nas disciplinas do curso, estudos e pesquisas individuais e coletivas, orientadas pelos professores das disciplinas.

No total,  68 trabalhos foram submetidos e 61 aprovados pela comissão avaliadora. Graduandos e pós- graduandos da USC, alunos da FIB (Faculdades Integradas de Bauru), IESB Prevê e Unesp/Bauru estão entre selecionados para apresentarem os trabalhos nas sessões de comunciação oral nos dias 15 de 16 de abril em 07 salas definidas pela comissão organizadora.

A coordenadora e professora do curso de Jornalismo da USC, Daniela Bochembuzo, avalia que será um momento importante para troca de informações relativas a questões científicas da comunicação. “Do ponto de vista de quem apresenta, é sempre importante frisar que a pesquisa traz vários olhares, não é só a do pesquisador. No momento em que apresentamos esses resultados, estamos devolvendo a pesquisa à comunidade, que por meio das suas opiniões pode contribuir com o trabalho do pesquisador, agregando informações e complementando o que foi incluído entre os dados.”

O estudante Renato Sônego, do 3º ano de Jornalismo da USC, teve dois trabalhos aprovados. Os temas selecionados foram: “Esporte e Vida” que é um suplemento orientado pela professora Gisele Hilário e uma fotorreportagem sobre favela do Jardim Niceia, orientada pela professora Érica Franzon. Renato e os alunos integrantes do seu grupo escolheram os trabalhos devido ao bom resultado obtidos nas disciplinas que cursaram. “São dois trabalhos que foram apresentados em disciplinas distintas durante o curso e que obtiveram uma repercussão positiva, e vislumbrou-se a possibilidade de incluí-los e serem apresentados na Jornada Científica de Comunicação”, explica Renato.

O estudante também destaca pontos importantes em apresentar trabalho na jornada. “É um modo de apresentar trabalhos tanto para os alunos veteranos quanto para os novatos. A experiência nos auxilia na melhoria da comunicação e na desenvoltura para a apresentação em público”, avalia o aluno.

Luis Felipe Carrion, também do 3º ano de jornalismo, teve três trabalhos aprovados, dois deles serão apresentados com Renato. A parceria dos colegas de turma levará para as sessões de Comunicação Oral o trabalho desenvolvido na disciplina de rádio, Universo Esporte: Web Rádio a favor do esporte Bauruense, orientado pela professora Daniela Pereira Bochembuzo. O trabalho é resultado do projeto de extensão que Luís desenvolve com o estudante André Donatti. “O programa serve para exercitar a prática do rádio com a temática do esporte, que é minha área favorita do jornalismo. Por meio desse projeto, divulgamos trabalhos desenvolvidos em nossa cidade sobre esporte”, explica Luís.

Aluno Luís Felipe Carrion, do 3 º ano de jornalismo, que teve três trabalhos aprovados (Foto: Alex Costa)

Outro aluno que teve o trabalho aprovado foi Adham Felipe Marin, do 3º ano de Jornalismo, cujo tema é “Eu, Jornalista – O uso da primeira pessoa no discurso jornalístico contemporâneo”, orientado pela professora Daniela Pereira Bochembuzo. O estudante apresentará uma pesquisa sobre a recusa ao uso da primeira pessoa verbal como técnica redacional. “O objetivo do trabalho é que essa troca de sentidos se resolva tanto em mim quanto nos outros pesquisadores. Principalmente para que nós possamos construir um jornalismo cada vez mais participativo”, afirma Adham.

Denise Cardoso Almeida, 19, estudante do 1º ano de jornalismo, teve o seu trabalho “Persuasão e Manipulação de imagens” aprovado. Mesmo em semana de provas, ela decidiu trabalhar em seu projeto orientado pela professora Vanessa Amaral, que ministra as aulas de Informática em Comunicação Social. ‘’ Achei que seria uma oportunidade para me inteirar nas atividades da Jornada e também de adquirir mais conhecimento sobre um tema tão questionado nos dias de hoje, principalmente nos meios de comunicação’’, ressalta Denise.

Mesmo no 1º ano, acabou de entrar na universidade, Denise acredita ser importante vivenciar e construir trabalhos para eventos desse porte. ‘’ Se a Universidade nos dá uma oportunidade dessas por que não aproveitar? Muitas pessoas ficam com receio de não conseguirem se inscrever, de não estruturarem o trabalho de acordo com as normas pedidas, até mesmo o medo da própria apresentação, mas vale a pena arriscar, e a experiência é muito gratificante”, aposta.

A 4ªJornada Científica contará com 330 alunos participantes, entre ouvintes e os que apresentarão trabalhos desenvolvidos durante a graduação nas sessões de comunicação oral. A expectativa da coordenadora do curso de Jornalismo, Daniela Bochembuzo, em relação ao evento, são as melhores possíveis. “Nós discutiremos um tema atual, que é a questão de Comunicação e Mobilidade, que é a comunicação em dispositivos móveis, realizados longe dos suportes físicos, uma característica da socialidade atual.” Daniela acredita que essa comunicação interfere nas relações sociais. “Isso acaba provocando vínculos, que são as formações de grupos e congregações de ideias e, em outros momentos, as rupturas, que são as divergências e a segregação”, relata Bochembuzo.

Durante dois dias, haverá apresentações de trabalhos relacionados à rádio, esportes, jornalismo impresso, tecnologias digitais, publicidade infantil, diversas pesquisas sobre interfaces e processos que envolvem a questão da gestão organizacional, comunicação e promoção da saúde, mídia e educação.

Conheça os trabalhos aprovados:

http://www.usc.br/wp-content/uploads/2015/04/Trabalhos_aprovados_.pdf?hc_location=ufi