DSC_0210[1]

Peças incluem folders, cartazes, outdoors e spots em áudio e têm como objetivo ampliar destinação de recicláveis às cooperativas de Bauru

Mayrilaine Garcia

Estimular a população de Bauru a participar da coleta seletiva. Este é o objetivo da campanha em que estão engajados os alunos do projeto de extensão Agência G-15, coordenado pelo professor Vitor Pachioni Brumatti.
A Agência G-15 é um dos projetos integrantes do Programa de Extensão Comunica 3.0, subordinado à Coordenadoria Geral de Extensão da Universidade Sagrado Coração (USC), e que reúne alunos dos cursos de Comunicação da instituição.
Para incentivar a participação da sociedade na coleta seletiva, os alunos extensionistas planejam uma campanha de comunicação, que envolverá folders para serem afixados nas lixeiras, spots para rádio e televisão, releases e peça publicitária para jornal e peças gráficas em formato de cartazes e outdoor.
Todo o trabalho está sendo realizado em parceria com a Emdurb (Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Rural de Bauru), responsável por toda a coleta de lixo em Bauru.
“É uma campanha bastante interessante, pois é em parceria com a Emdurb e será aberta para qualquer um que quiser utilizar o material. Os spots e a arte poderão ser divulgados pela pessoa interessada em ajudar ou pela própria empresa”, explica Vitor.
A campanha começou a ser desenvolvida no primeiro semestre de 2014 e envolve, desde então, os projetos de extensão Agência G-15, Webrádio e RP Comunicação.

DSC_0203[1]

A expectativa é que a campanha promova um impacto positivo perante a população da cidade, auxiliando no trabalho de coleta seletiva realizado pelas cooperativas locais.
Hoje as cooperativas coletam materiais abaixo do potencial da cidade, daí a importância de motivar a população a participar. “Queremos conscientizar a pessoa que o lixo dela precisa ir pro seu devido lugar, que não é o lixo nem o aterro, e sim a cooperativa”, comenta Laura Ferrari Fernandes, aluna de relações públicas e participante da Agência G-15.
Para isso, as peças publicitárias trarão informações sobre quantidade do lixo produzido e destinação dos recicláveis para as cooperativas. “A campanha pretende causar a reflexão em cada um ao mostrar que uma pessoa produz mais de um quilo de lixo por dia e que isso causa um grande dano quando colocado no lugar errado”, acrescenta Laura.