Leonardo Fernandes, aluno da USC, atua como goleiro no Polo Aquático e tem em seu currículo várias convocações para a Seleção Junior, além de viagens ao redor do mundo

 

Exibindo vermelho.jpg

Gelão, de toca vermelha, em mais uma competição (Foto: Reprodução/Facebook)

Texto: Arthur Machado

Imagens: Vinicius Bonfim

“Gelão”, esse foi o apelido que Leonardo Fernandes recebeu de outros atletas nos primeiros dias de treino, após observarem o menino que corria desengonçado, parecendo uma geleia, na Associação Bauruense de Desportes Aquáticos (ABDA), criada para gerir o Projeto Futuro. O jovem bauruense de 1,98 m de altura atua como goleiro no Polo Aquático e tem em seu currículo várias convocações para a Seleção Junior, além de viagens ao redor do mundo.

Ele conheceu o esporte através de campanhas promovidas pelos organizadores do Projeto Futuro, que foi criado por um empresário de Bauru que na juventude foi jogador de Polo Aquático. O Projeto tem como objetivo proporcionar a crianças e adolescentes, as mesmas oportunidades que o empresário conquistou graças ao esporte.

Primeiras braçadas no polo aquático e conquistas

A vida do atleta antes de conhecer o esporte se resumia a estudar e ajudar em casa. Segundo ele, por conta de sua altura, sua mãe o incentivava a praticar atividades como basquete ou natação, mas os horários do basquete não se encaixavam com seus estudos. Então sua mãe o inscreveu na natação, e depois ele foi para o polo aquático.

Após se firmar em sua decisão o atleta relata que adquiriu mais responsabilidadepor causa dos horários rígidose por meio das viagens, pôde conhecer outros países, aumentando seu repertório cultural.

O Projeto Futuro pagou os estudos do jovem durante o Ensino Médio no Colégio Rembrandt COC e agora estão pagando o curso de Engenharia Elétrica

Conhecendo outros lugares

Exibindo coreiadosul.jpg

(Foto: Reprodução/Facebook)

A primeira viagem fora do Estado de São Paulo foi em 2013, ao Rio de Janeiro, pelo Campeonato Brasileiro, foi lá que os técnicos da Seleção Brasileira viram Leonardo, e o convocaram. No mesmo ano ele viajou para Buenos Aires, na Argentina, para disputar o Campeonato Sul-americano. A competição que mais marcou a vida do atleta foi para o Mundial na Turquia, na ocasião eles fizeram uma pré-temporada na Hungria.

Os interessados em participar do Projeto Futuro podem entrar em contato pelo telefone: (14) 3202-9259