Com 62 anos de história, a Universidade do Sagrado Coração busca mudanças

Texto André Carvalho/ Fotos André Carvalho e Pedro Pivato

A Universidade do Sagrado Coração, no decorrer dos anos, veio conquistando um importante papel na sociedade bauruense. Hoje, a USC tem se consolidado no Brasil e também no exterior. Conhecida por sua educação de excelência, em 2015, a universidade abriu suas portas para as mudanças. Com o objetivo principal de fortalecer a sua imagem, os desafios se tornaram um obstáculo a ser vencido e alcançado. Para a gerente de comunicação da USC, Luciana Galhardo, os principais desafios são de “comunicar a missão, visão e valores da instituição; Fortalecer o reconhecimento perante os públicos; e transmitir os conceitos de excelência educacional, tradição, transformação, valores e vida”.

12034331_925220977557681_8431485454771313466_o

A idealização da nova marca foi um conjunto de ideias que partiram da Reitoria e Pró-reitoria da USC, juntamente com os professores Renato Valderramas, designer; e também o professor Vitor Brumatti, publicitário. Já as referências para a construção da nova marca vieram de pesquisas feitas pelos envolvidos na produção, entre elas pesquisa relacionada ao histórico da marca da USC, das outras marcas quando a mesma era Fafil e Fasc, além de pesquisas sobre tendências e percepção. Segundo Galhardo, a produção teve liberdade para criar e “a Diretoria foi bem receptiva durante o processo de criação, participando de todas as etapas e contribuindo em todas elas”, diz a gerente de comunicação da USC.

foto1

Entre os resultados esperados com essa mudança, o principal deles foi a melhoria na sinalização da universidade. Em alguns pontos a sinalização estava antiga e até mesmo desatualizada. Hoje, a USC possui identificação em todos os lugares, a fim de facilitar o acesso aos locais. A gerente de comunicação comenta que o resultado principal foi alcançado. “Atingimos o nosso público de interesse e recebemos um retorno bem positivo. Com a nova marca, a Universidade comunica melhor os seus propósitos e se faz entender e ser ainda mais próxima”, completa Luciana.

foto2

Para conferir mais informações sobre a universidade e histórico da marca, acesse o Manual Externo de Uso da Marca e Identidade Visual da USC, disponível em http://www.usc.br/wp-content/uploads/2015/08/Manual-Externo-de-Uso-da-Marca-e-Identidade-Visual.pdf