Alunos do segundo ano do curso de Gastronomia da USC se preparam para expor as receitas em evento no final do módulo

João Rafael Venâncio

Gastronomia

Professora Ana Carolina Bonsi conduz o segundo ano de gastronomia com seus dotes culinários e seu amor pelos alunos (Foto: Heloísa Casonato)

Com o objetivo de formar um profissional apto a participar de todos os segmentos da área, em diferentes atividades e sempre por dentro de tendências no campo, o curso gastronomia da USC oferece oportunidades para o desenvolvimento na profissão.  Sobre as comidas que preparam durante as aulas, algumas dúvidas são bastante frequentes entre pessoas de fora do curso, tais quais: “De onde vem a comida?” “Para onde vai?” “O que os alunos pensam sobre?”.

Gastronomia1

Joelho de porco com chucrute foi um dos pratos treinados (Foto: Heloísa Casonato)

A professora Ana Carolina Bonsi responde: “A comida fica no laboratório. Uma parte fica para o próprio pessoal que trabalha no laboratório, mas a maioria é descartada. Porque há uma grande manipulação nos alimentos, com isso, pode haver um risco de infecção. É tratada como comida de teste.”

Os ingredientes utilizados nas aulas são de fornecedores selecionados: “A maioria é de Bauru mesmo, mas alguns ingredientes específicos que é de outros lugares”, esclareceu a professora que mostra afeto ao chamar de alunos de filhos. “Dou três matérias a eles, os vejo sempre, então, costumo dizer que tenho 32 filhos.”

Gastronomia3

Alunos servindo os seus convidados no evento na última sexta-feira (Foto: Heloísa Casonato)

Durante as aulas práticas, eles criam e praticam receitas de diversas regiões do Brasil e do mundo. Isto é necessário para a adaptação da culinária em diferentes locais. A cada final de módulo, nas divisões das matérias do curso, os alunos expõem as receitas para convidados. No evento fechado são chamados dois familiares de cada aluno e professores para degustarem as iguarias das comidas típicas de cada país.

As aulas do curso não são apenas práticas. É necessário teoria para aperfeiçoar as receitas. “No curso, temos a parte teórica e a prática. Depois da explicação, sabemos o que fazer e a história do país que vamos estudar . Depois vamos para a cozinha e passamos o resto do dia aqui”, explica a aluna do segundo ano Ana Vitória Ana Vitória Rossi Deboni.

Os alunos se preparam nas aulas práticas para a tradicional feira gastronômica que ocorre todos os anos da Universidade Sagrado Coração e faz parte das disciplinas do curso.