Jefferson William, o cestinha bauruense da noite, com 24 pontos. (Foto: Victor Lira/Bauru Basket)

Texto: Caio Gasparetto/Círculo

Na noite desta quarta-feira (05/09), o Sendi/Bauru Basket recebeu a Liga Sorocabana no Ginásio Panela de Pressão, em Bauru. Liderando do início ao fim, a equipe da casa conquistou mais uma vitória, pelo placar de 81×66, e se mantém na ponta da tabela. Com 10 vitórias em 12 jogos disputados, a equipe agora viaja para Franca, onde será protagonista de um duelo entre primeiro e segundo colocados, no Pedrocão, no próximo domingo (9).

Apesar das limitações técnicas do adversário, a equipe bauruense não encontrou tanta facilidade dentro de quadra. Bem dirigida e disciplinada no jogo de meia quadra, a LSB conseguiu se manter viva durante boa parte do confronto, muito por causa da ótima atuação do americano Evan Zabriski, que estava em uma noite inspirada. O ala anotou 26 pontos para o time visitante, 14 a mais que sua média na competição.

Mais uma vez o Dragão fez um bom primeiro tempo, mas viu seu desempenho cair na segunda metade. Com um início avassalador, a equipe da casa construiu uma vantagem considerável através da forte defesa, que gerava cestas fáceis do outro lado, e o ótimo aproveitamento nos arremessos do perímetro. Após uma parcial de 27×13 no período inicial, o segundo quarto foi mais equilibrado e as equipes foram para o vestiário com 39×28 a favor dos mandantes no placar.

Enzo Ruiz: mão quente nos arremessos de fora (Foto: Victor Lira/Bauru Basket)

O período após o intervalo foi o melhor para a Liga Sorocabana, que venceu a parcial do terceiro quarto por 22 x 19 e colocou fogo no jogo para o início da última etapa. No momento em que restavam sete minutos para o final, a liderança de Bauru era de apenas 4 pontos. Ao identificar as chances de vitória, o técnico visitante, Rinaldo Rodrigues, tirou da manga seus melhores atletas, Dontrell Brite e William Drudi, que até o momento estavam sendo poupados. Mas após oscilar ao longo dos 40 minutos, o Bauru Basket conseguiu estabilizar suas ações finais, e o time logo tratou de sacramentar a vitória. Os últimos ataques passaram pelas mãos dos atletas mais experientes do elenco, e mais uma vez Larry Taylor, Jefferson William e Lucas Mariano garantiram a vitória bauruense. 

O principal ponto positivo da equipe de Bauru na noite foi o alto aproveitamento nos arremessos do perímetro. No geral, o time converteu 13 das 22 tentativas, com destaques individuais para os dois maiores pontuadores bauruenses da noite: Jefferson William (24 pontos e 4-7 nos chutes de fora) e Enzo Ruiz (19 pontos e 5-6 para 3 pontos). 

ASPAS

Apesar da derrota, Rinaldo Rodrigues valorizou a garra de seus comandados. “Tenho orgulho de poder trabalhar com esses garotos. Hoje, com dificuldades imensas, fomos respeitados durante toda a partida, e acho que o basquete só tem a ganhar com isso. Mostra que Sorocaba tem um trabalho forte, precisando um dia ser reconhecido. Saio daqui muito feliz.” 

O técnico de Bauru, Demétrius Ferraciú, comentou sobre as falhas da equipe. “O time se desconcentrou, perdeu o foco do jogo e do que era preciso fazer. Não conseguimos executar o que imaginávamos, principalmente na defesa”. 

SEQUÊNCIA NA COMPETIÇÃO

O Bauru/Basket agora embarca para uma série de três jogos fora de casa, sendo Franca o primeiro adversário, no próximo domingo (09/09). Em seguida, a equipe encara Osasco, no dia 13 de setembro, e fecha a viagem em São Paulo, contra o Pinheiros, no dia 15.